Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n40piResumo
Prezados leitores, É com satisfação que lançamos a segunda edição da revista Encontros Bibli em 2014 (v. 19, n. 40). O tema central deste número é a Sociedade em Rede, com desafios da Sociedade da Informação e do Conhecimento, abordando desde o fluxo informacional, representação, mediação, as novas apresentações informacionais até as informações tecnológicas e sua vigilância. Este contexto é representado na portada da capa pela análise de redes sociais (teoria de grafos), imagem cedida gentilmente pelo professor Audilio González-Aguilar da Université Paul Valery, Montpellier III, na qual explora características e possibilidades de representar informação com poucos elementos, valorizando a visualização informacional. O conteúdo deste número está dividido em dois blocos, o primeiro contendo os artigos submetidos à revista pelo sistema de peer review, no qual tivemos a grata surpresa de atrair e obter conteúdos muito próximos ao foco central da Sociedade em Rede, tendo aportes da Linguagem natural, do Fluxo da informação, dos Estudos Métricos da Informação e a Avaliação da pesquisa científica, das Co-ocorrências e das Análises de Redes Sociais (ARS). O segundo bloco foi motivado por um dossiê de autores experientes da América Latina nos estudos de Análise de Redes, convidados no I Congreso Internacional - Nuevos Horizontes de Iberoamérica e na III Reunión Latinoamericana de Análisis de Redes Sociales. As contribuições destes especialistas são essenciais para um melhor entendimento das possibilidades de estudos neste âmbito científico, como a Relação entre ARS e a Etnografia, as Redes potenciais de familiares e parentescos, as Relações dos fluxos epistolares, os Colégios invisíveis das produções, a Geração de semânticas e suas ferramentas para geração de conhecimento, e a Aplicação ao público. Tenham uma ótima leitura! Adilson Luiz Pinto e Márcio Matias (Editores)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Adilson Luiz Pinto, Márcio Matias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















