Gestão do conhecimento e capital social na universidade. O caso da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72536Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Capital Social, Universidade, ComunicaçãoResumo
Objetivo: o objetivo deste estudo é propor o processo de gestão do conhecimento na Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, a partir das potencialidades de seu capital social. Esta com o objetivo de promover as ações de criação e divulgação de conhecimento na Faculdade e em articulação com outras entidades, bem como a sua utilização e exploração.
Método: a pesquisa é descritiva-analítica com abordagem mista. A análise de conteúdo e a triangulação metodológica foram desenvolvidas como método de análise dos dados obtidos por meio da pesquisa, da entrevista e do grupo de discussão. A matriz SWOT foi utilizada como ferramenta auxiliar para o diagnóstico e organização dos resultados.
Resultado: foi finalizada uma proposta de gestão do conhecimento com base no planejamento estratégico, traçando ações de trabalho que visam relacionar os processos gerais da entidade através do conhecimento organizacional e os elementos de capital social identificados.
Conclusões: A gestão do conhecimento é relevante no contexto estudado e na necessidade de promoção de capital social que media a troca de conhecimento nos processos organizacionais. Primeira proposta de gestão do conhecimento baseada em seu capital social. Pesquisa pioneira no contexto cubano onde as duas variáveis de análise se relacionam no contexto universitário.
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