Gestão do conhecimento e capital social na universidade. O caso da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72536

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Capital Social, Universidade, Comunicação

Resumo

Objetivo: o objetivo deste estudo é propor o processo de gestão do conhecimento na Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, a partir das potencialidades de seu capital social. Esta com o objetivo de promover as ações de criação e divulgação de conhecimento na Faculdade e em articulação com outras entidades, bem como a sua utilização e exploração.

Método: a pesquisa é descritiva-analítica com abordagem mista. A análise de conteúdo e a triangulação metodológica foram desenvolvidas como método de análise dos dados obtidos por meio da pesquisa, da entrevista e do grupo de discussão. A matriz SWOT foi utilizada como ferramenta auxiliar para o diagnóstico e organização dos resultados.

Resultado: foi finalizada uma proposta de gestão do conhecimento com base no planejamento estratégico, traçando ações de trabalho que visam relacionar os processos gerais da entidade através do conhecimento organizacional e os elementos de capital social identificados.

Conclusões: A gestão do conhecimento é relevante no contexto estudado e na necessidade de promoção de capital social que media a troca de conhecimento nos processos organizacionais. Primeira proposta de gestão do conhecimento baseada em seu capital social. Pesquisa pioneira no contexto cubano onde as duas variáveis de análise se relacionam no contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viena Medina González, Universidad de Málaga

Doctoranda en Comunicación. Escuela de Doctorado de la Universidad de Málaga. Profesora Asistente por la Universidad de La Habana, Cuba

Ana Almansa Martínez, Universidad de Málaga

Profesora Titular. Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad. Facultad de Ciencias de la Comunicación

Magda León Santos, Universidad de La Habana

Profesora Titular. Departamento de Ciencias de la Información. Facultad de Comunicación

Deborah Torres Ponjuán, Universidad de La Habana

Profesora Titular. Departamento de Ciencias de la Información. Facultad de Comunicación

Referências

ABBAS, M.; NASSER, A.; PEYMAN, A.; MOSTAFA, A. Developing social capital for facilitating knowledge management practices. International Journal of Social Economics, v.40, n.9, p.826 – 844, 2013. Disponible en: http://www. Emeraldin sight.com/doi/ pdfplus/10.1108/IJSE-07-2012-0121

BHANDAR, M. A framework for knowledge integration and social capital in collaborative projects. Electronic Journal of Knowledge Management, v.8, n.3, p.267-280, 2010.

BHATT, G. D. Organizing Kowledge in the knowledge development cycle. Journal of Knowledge Management, v.4, n.1, p.15-26, 2000.

BOURDIEU, P. The Forms of Capital. En RICHARDSON, J. G. (Ed.), Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education (pp. 241-258). New York: Greenwood Press, 1986.

CALLEJO, J. El grupo de discusión: introducción a una práctica de investigación. Barcelona: Ariel, 2001.

CHOU Yeh, Y. M. The Implementation of Knowledge Management System in Taiwan’s Higher Education. Journal of College Teaching & Learning, v.2, n.9, 2005.

COLEMAN, J. S. Social Capital in the Creation of Human Capital. American Journal of Sociology, n.94, p.95-120, 1988.

CORREA Uribe, G.; ROSERO Jiménez, S. L.; SEGURA Jiménez, H. Diseño de um modelo de gestión del conocimiento para la Escuela Interamericana de Bibliotecología. Revista Interamericana de Bibliotecología, v.31, n.1, p.85-108, enero-junio, 2008.

DASTRANJ, M. A Correlation Study between Social Capital and Knowledge Management with Emphasis on the Human Capital - The Case Study: Payame Noor University of Hormozgan (Bandarabbas). Asian Social Science, v.12, n.6, p.116-122, 2016. Disponible en: http://dx.doi.org /10. 5539 /ass.v12n6p116

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conocimiento en Acción. Cómo las organizaciones manejan lo que saben. Buenos Aires: Pearson Education, 2001.

DAVID, F. R. Conceptos de administración estratégica. 9na ed. México: Pearson Educación, 2003.

DE FREITAS, V.; YABER, G. Una Taxonomía de los Factores Clave de Éxito en la Implantación de Sistemas de Gestión del Conocimiento en Instituciones de Educación Superior GECONTEC. Revista Internacional de Gestión del Conocimiento y la Tecnología, v.3, n.1, 2015.

DÍAZ Castellanos K.; DÍAZ Ramos, C.; FLORES Ávila, L. C. Sistema de Gestión del Conocimiento en Instituciones de Educación Superior. Instituto Tecnológico de Orizaba, División de Estudios de Postgrado e Investigación, México, 2008.

ESTRADA, V.; BENÍTEZ, F. La Gestión de conocimiento en la nueva universidad cubana. En Colectivo de autores. La nueva universidad cubana y su contribución a la universalización del conocimiento. La Habana: Félix Varela, 2006.

FACULTAD DE COMUNICACIÓN (FCOM). Objetivos de trabajo para el 2018. Facultad de Comunicación. Universidad de La Habana, Cuba, 2017.

GARCÍA, C. L. Salazar; VALENTIM, M. L. Pomim. Gestão do Conhecimento Científico: Proposta de um modelo para a área de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.7, n.1, enero-junio, 2014.

GORDON R., Sara. Confianza, capital social y desempeño de organizaciones. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, v.XLVII, n.193, p.41- 55, enero-marzo, 2005.

HEISIG, P.; MERTINS, K.; VORBECK, J. Knowledge Management: Best Practice in Europe. München Wien: Carl Hanser Verlag, 2000.

HERNÁNDEZ Sampieri, R.; FERNÁNDEZ Collado, C.; BAPTISTA Lucio, M. del P. Metodología de la investigación. 5ta ed. México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V, 2010.

HOFFMAN, J.; HOELSCHER, M. L.; SHERIF, K. Social capital, knowledge management and sustained superior performance. Journal of Knowledge Management, n.93, p.93-100, 2005.

KHATIRI, K.; ALIKHANI, N.; KAVOOSI, M. Relationship between Knowledge Management and Social Capital in the Faculty of Islamic Azad University of Gorgan. Journal of Applied Environmental and Biological Sciences, v.5, n.10S, p.661-664, 2015.

LEANA, C.; VAN BUREN, H. J. Organizacional social capital and employment practices. Academy of Management Review, v.24, n.3, p.538-555, 1999.

LEITE, F. C. Lima. Gestão do Conhecimento Científico: Proposta de um modelo conceitual. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), Universidade de Brasília, 2006.

MENTZAS, G. et al. Knowledge Asset Management Beyond the Process-centred and Product-centred Approaches. London: Springer-Verlag, 2003.

MONAGHI, T. The Relationship between knowledge management and social capital in developing countries (case study: Kurdistan province Industrial Towns). Journal of Scientific Research and Development, v.2, n.6, p.238-244, 2015. Disponible en: www.jsrad.org

NAHAPIET, J.; GHOSHAL, S. Social Capital, Intellectual Capital and the Organizational Advantage. Academy of Management Review, v.23, n.2, p.242-266, 1998. Disponible en: http://www.choo.fis.utoronto.ca/oup /nahapiet.abs.html.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company. New York: Oxford University Press, 1995.

NONAKA, I.; KONNO, N. The Concept of “Ba”: Building a Foundation for Knowledge Creation. California Management Review, v.40, n.3, p.40-54, 1998.

PÉREZ-MONTORO Gutiérrez, M. Gestión del conocimiento en las organizaciones. Fundamentos, metodología y praxis. España: Trea, 2008.

PÉREZ Sánchez, E. O.; RAMÍREZ Quintero, G.; GALLEGO Mosquera, N. I. Modelo de Gestión del Conocimiento para el Instituto Tecnológico Metropolitano. Tesis (Maestría en Administración), Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas, Universidad de Medellín, 2011.

PONJUÁN Dante, G. Introducción a la Gestión del Conocimiento. La Habana: Félix Varela, 2006.

PORTES, A. Social Capital: Its origins and applications in modern sociology. Annual Review of Sociology, n.24, 1998.

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Administre el conocimiento. México: Pearson Educación, 2001.

PUTNAM, R. D. Making Democracy Work. Civic Traditions in Modern Italy. Princeton: Princeton University Press, 1993.

RODRÍGUEZ Zárate, J. C. Valoración de las políticas de gestión del conocimiento como estrategia para la retención del talento humano en Kumon Instituto de Educación Colombia LTDA. Trabajo (Especialización en Alta Gerencia), Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá D.C, 2017.

SAYYADI, G. The relationship between social capital and organizational learning in Tehran University, Tesis (Maestría), Tehran University, 2010.

TORRES Ponjuán, D.; LEÓN Santos, M. Planificación Estratégica FCOM 2018- 2021. Grupo de trabajo de gestión del conocimiento. Facultad de Comunicación, 2017.

WOLFE, M. Recovering the Individual as the Locus of Knowledge: Communication and Personal Knowledge Management. En PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Eds.). Personal Knowledge Management. Individual, Organizational and Social Perspectives. GB: Gower, 2016.

Publicado

2020-09-02

Como Citar

MEDINA GONZÁLEZ, Viena; ALMANSA MARTÍNEZ, Ana; LEÓN SANTOS, Magda; TORRES PONJUÁN, Deborah. Gestão do conhecimento e capital social na universidade. O caso da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e72536. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72536. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.