Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e91712

Palavras-chave:

Ciência Aberta - Taxonomia, Comunicação Científica, Representação do Conhecimento, Unesco

Resumo

Objetivo: revisar as terminologias e aplicações da taxonomia de Ciência Aberta para a construção de uma versão mais abrangente, que represente o conhecimento em volta do tema, em conformidade com o cenário atual da comunicação científica e com as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Método: trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem dedutiva. A primeira etapa foi a revisão das taxonomias, com 12 pesquisadores que se reuniram, semanalmente, para discussões conceituais e epistemológicas relacionadas à Ciência Aberta, e definições metodológicas e procedimentais para a realização do estudo.

Resultados: como resultado das análises, foi desenvolvida uma taxonomia para ser avaliada pelos especialistas. Para isso, foi enviado um questionário com perguntas abertas, sobre cada eixo principal da taxonomia, para 68 especialistas. Foram obtidas 21 respostas que cooperaram com a modelagem e exposição dos termos para a nova taxonomia. A taxonomia oriunda desse processo de revisão tem 10 facetas de nível principal e o total de 96 rótulos.

Conclusões: a percepção dos especialistas trouxe à tona um panorama congruente com as recomendações da Unesco e do atual cenário da Ciência Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFSC, colabora com a equipe do Portal de Periódicos Científicos UFSC. Bibliotecária do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro da Revista Motrivivência. Estuda Comunicação científica, Acesso aberto, Ciência Aberta, Periódico científico, Portal de periódicos institucional e Serviço de editoração para periódicos em bibliotecas universitárias. 

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), linha de pesquisa Arquitetura & Organização do Conhecimento (AOC) - 2019-2023. Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Marketing e Inovações - 2013-2014. Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) - 2006. Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG), da Escola Superior em Meio Ambiente (ESMA), bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e atualmente é bibliotecário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Remedios Melero, Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos

Remedios Melero has a Ph degree in chemistry. She works in the Institute of Agrochemistry and Food Technology, which belongs to the Spanish National Research Council (CSIC). Researcher and editor of the scientific journal, Food Science and Technology International, and ex-Vice-president of the European Association of Science Editors (EASE). She has worked and searched onto publishing issues for the last years- electronic publications, peer review process and open access to scholarly outputs research outputs. She is member of the Spanish research working group Open Access to Science, and has been partner of the European project NECOBELAC (No. 230583, 2010-2012) which aimed to improve scientific writing, promote open access publication models, and foster technical and scientific cooperation between Europe & Latin American Caribbean (LAC) countries. She is also partner in FOSTER (Facilitate Open Science Training for European Research) EC project No 612425 which will started in February 2014.

Andrea Mora-Campos, Universidad Nacional

Asesora Académica para Revistas Científico/Académicas, Representante de la Universidad Nacional, ante la Subcomisión Conocimiento Abierto CONARE, Asesora Repositorio Académica Institucional, participa de la Red de investigadores UNA y Coordina el Fondo para las Revistas Científico/Académicas.

Daniel Fernando Piraquive-Piraquive, District University of Bogotá

Licenciado en Comunicación Social de la Universidad Jorge Tadeo Lozano, con énfasis en comunicación científica. Coordinador de las revistas científicas de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Comunicador Social con enfasis en la divulgación y visibilidad de publicaciones seriadas de carácter científico.

Alejandro Uribe-Tirado, University of Antioquia

Docente de la Universidad de Antioquia, Escuela Interamericana de Bibliotecología. Doctorado em Bibliotecología y Documentación Científica en la Universidad de Granada. Maestria en Ingeniería - Línea Informática Educati, en la Universidad Eafit y especialización en Gerencia de Servicios de Información por la Universidad De Antioquia - Udea.

 

Priscila Machado Borges Sena, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). É Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

 

Jorge Polanco-Cortés, Universidad de Costa Rica

Licenciado en Bibliotecología y Ciencias de la Información por la Universidad de Costa Rica (UCR). Actualmente se desempeña como Coordinador Latindex para Costa Rica y coordinador del Portal de Revistas de la UCR. Colaborador del repositorio Institucional Kérwá de la Universidad de Costa Rica. Forma parte del equipo del Repositorio Nacional Kímuk y soy editor para Costa Rica del repositorio E-LIS. Áreas de especialización: Gestión en Open Journal System (OJS), Open Access, Gestión editorial para revistas académicas y curación en repositorios institucionales.

 

Julio Santillán-Aldana, Universidad Tecnológica del Perú

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve atividades profissionais nas áreas de gestão de pesquisa, comunicação científica, publicações científicas e preservação digital. Editor científico e avaliador de revistas de Ciência da Informação no Brasil, Chile e Peru. Editor regional do repositório Eprints in Library and Information Science (E-LIS). Membro do grupo de pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital - Dríade, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Membro do Grupo de Pesquisa Artística - K'uskikuna, da Universidade Nacional Diego Quispe Tito (UNDQT). Pesquisador do CONCYTEC.

 

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), ambos da mesma instituição. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutor em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento pela Universitat de Barcelona (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Dados Científicos, Produção Científica, Aprendizagem Colaborativa e Ciência Aberta.

 

 

Ronaldo Ferreira Araújo, Leiden University

Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs).

 

Andrés Mauricio Enciso-Betancourt, District University of Bogotá

Tecnólogo en Diseño y producción gráfica de la Corporación Universitaria Unitec. Diseñador Gráfico (Centro de Investigaciones y Desarrollo Científico).

Juliana Fachin, Grupo de investigação Ciência Aberta Latam

Doutora e Mestre em Ciência da Informação/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC. Atua nos seguintes temas: Acesso aberto; Sistema de editoração científica SEER/OJS; Sistema de eventos OCS; Publicação e comunicação científica; e Fontes de informação gerais e especializadas. Foi bolsista de referência no INCT-IESP-Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa: Núcleo Santa Catarina.

Referências

BAUMGARTNER, Peter. Toward a Taxonomy of Open Science (TOS). Open Science Education, 22 sept. 2019. Blog. Disponível em: https://notes.peter-baumgartner.net/2019/06/24/toward-a-taxonomy-of-open-science. Acesso em: 15 set. 2022.

PONTIKA, Nancy; KNOTH, Petr; CANCELLIERI, Matteo; SAMUEL, Pearce. Fostering open science to research using taxonomy and an elearning portal. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE TECHNOLOGIES AND DATA-DRIVEN BUSINESS, 15., 2015. Proceedings... Graz, Áustria: Association for Computing Machinery, 2015. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/44719/. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVEIRA, Lúcia da; RIBEIRO, Nivaldo Calixto; SANTOS, Sarah Rúbia de Oliveira; SILVA, Fernanda Meirelle de Almeida; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; CAREGNATO, Sônia Elisa; OLIVEIRA, Adriana Carla Silva de; OLIVEIRA, Dalgiza Oliveira; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 1-27, 2021. DOI 10.5007/1518-2924.2021.e79646. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVEIRA, Lúcia da, RIBEIRO, Nivaldo Calixto; MELERO, Remedios; CAMPOS, Andrea Mora, PIRAQUIVE-PIRAQUIVE, Daniel Fernando, URIBE-TIRADO, Alejandro; SENA, Priscila Machado Borges; CORTÉS, Jorge Polanco; FACHIN, Juliana; SANTILLÁN-ALDANA, Julio; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; BETANCOURT, Andrés Mauricio Enciso. Dados de: Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da Informação, v. 28. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7837274. Acesso em: 24 maio 2023.

UNESCO. Recommendation on Open Science. [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949.locale=en. Acesso em: 15 set. 2022.

UNESCO. Towards a Global Consensus on Open Science: reports on UNESCO’s regional consultations on open science. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível: https://en.unesco.org/science-sustainable-future/open-science/consultation. Acesso em: 15 set. 2022.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SILVEIRA, Lúcia da et al. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e91712. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91712. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)