Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e83369Palavras-chave:
Dimensões da mediação da informação, Mediação da leitura, Formação do mediador, Extensão universitáriaResumo
Destacando a importância da formação crítica e consciente dos mediadores, este estudo focaliza ações dessa natureza, no âmbito da extensão universitária, articulando a análise delas às dimensões da mediação da informação.
Objetivo: Identificar e categorizar os indicadores do alcance das dimensões da mediação da informação em ações voltadas à formação do mediador.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da associação do método do estudo de caso e da pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da observação direta sistemática e do grupo focal. O universo foi o das ações do Projeto de Extensão Lapidar e a amostra correspondeu às suas ações realizadas em 2019, com a participação de 14 participantes entre membros discentes, docentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia.
Resultado: Quanto a estes, foram considerados insuficientes para afirmar que todas as cinco dimensões da mediação da informação têm sido plenamente alcançadas nas ações voltadas para a formação do mediador, contudo foi possível constatar a ocorrência de um número maior de indicadores do alcance das dimensões dialógica e estética, enquanto aqueles relacionados às dimensões formativa, ética e política foram mais reduzidos.
Conclusões: Afirma-se por meio desta pesquisa que o Projeto vem construindo uma tomada de consciência entre os participantes em relação à responsabilidade social da área e quanto ao papel da mediação da mediação da informação e do mediador.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a Ciência da Informação e os campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 13., 2012. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ENANCIB, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf. Acesso em:13 ago. 2021. Não paginado.
BARROS, Maria Helena T. C de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena T. C; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 17-22.
BRAVOS, Kelsen. Os jovens e a leitura. In: NETTO, RAYMUNDO; CAVALCANTE, Lídia Eugenia (org.). Curso formação de mediadores da leitura. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018.
CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação e Narrativa a Voz dos Contadores de Histórias. BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.
FERREIRA, Maria Mary. Bibliotecário mediador de leitura e de práticas culturais em comunidades vulneráveis. Em Questão, v. 20, n. 2, p. 130-145, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/40188/32114. Acesso em: 13 ago. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. Datagramazero [Rio de Janeiro], v. 9, n. 1, fev. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/fev08/F_I_art.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 10 ago. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e Informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida. Epistemologia, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: filosofia da informação, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4046. Acesso em: 13 ago. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade, v. 30, n. 4, p. 1-23, 29 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047. Acesso em: 13 ago. 2021.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, RJ: Universidade de São Paulo, 2012.
MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Mediadores de Leitura na Família, na Escola, na Biblioteca, na Bibliodiversidade. In: NEVES, I. C. B.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. (Org). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 41-63.
SILVA, Jonathas L. Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. O conceito de informação pelo viés da alteridade. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v.7, p.1-21, 2014.Disponível em:https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/342/342. Acesso em: 10 ago. 2021.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ingrid Paixão de Jesus, Henriette Ferreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.