Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e83369Palabras clave:
Dimensões da mediação da informação, Mediação da leitura, Formação do mediador, Extensão universitáriaResumen
Destacando a importância da formação crítica e consciente dos mediadores, este estudo focaliza ações dessa natureza, no âmbito da extensão universitária, articulando a análise delas às dimensões da mediação da informação.
Objetivo: Identificar e categorizar os indicadores do alcance das dimensões da mediação da informação em ações voltadas à formação do mediador.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da associação do método do estudo de caso e da pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da observação direta sistemática e do grupo focal. O universo foi o das ações do Projeto de Extensão Lapidar e a amostra correspondeu às suas ações realizadas em 2019, com a participação de 14 participantes entre membros discentes, docentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia.
Resultado: Quanto a estes, foram considerados insuficientes para afirmar que todas as cinco dimensões da mediação da informação têm sido plenamente alcançadas nas ações voltadas para a formação do mediador, contudo foi possível constatar a ocorrência de um número maior de indicadores do alcance das dimensões dialógica e estética, enquanto aqueles relacionados às dimensões formativa, ética e política foram mais reduzidos.
Conclusões: Afirma-se por meio desta pesquisa que o Projeto vem construindo uma tomada de consciência entre os participantes em relação à responsabilidade social da área e quanto ao papel da mediação da mediação da informação e do mediador.
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