Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e83369

Palavras-chave:

Dimensões da mediação da informação, Mediação da leitura, Formação do mediador, Extensão universitária

Resumo

Destacando a importância da formação crítica e consciente dos mediadores, este estudo focaliza ações dessa natureza, no âmbito da extensão universitária, articulando a análise delas às dimensões da mediação da informação.

Objetivo: Identificar e categorizar os indicadores do alcance das dimensões da mediação da informação em ações voltadas à formação do mediador.

Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da associação do método do estudo de caso e da pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da observação direta sistemática e do grupo focal. O universo foi o das ações do Projeto de Extensão Lapidar e a amostra correspondeu às suas ações realizadas em 2019, com a participação de 14 participantes entre membros discentes, docentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia.

Resultado: Quanto a estes, foram considerados insuficientes para afirmar que todas as cinco dimensões da mediação da informação têm sido plenamente alcançadas nas ações voltadas para a formação do mediador, contudo foi possível constatar a ocorrência de um número maior de indicadores do alcance das dimensões dialógica e estética, enquanto aqueles relacionados às dimensões formativa, ética e política foram mais reduzidos.

Conclusões: Afirma-se por meio desta pesquisa que o Projeto vem construindo uma tomada de consciência entre os participantes em relação à responsabilidade social da área e quanto ao papel da mediação da mediação da informação e do mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a Ciência da Informação e os campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 13., 2012. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ENANCIB, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf. Acesso em:13 ago. 2021. Não paginado.

BARROS, Maria Helena T. C de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena T. C; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 17-22.

BRAVOS, Kelsen. Os jovens e a leitura. In: NETTO, RAYMUNDO; CAVALCANTE, Lídia Eugenia (org.). Curso formação de mediadores da leitura. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018.

CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação e Narrativa a Voz dos Contadores de Histórias. BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.

FERREIRA, Maria Mary. Bibliotecário mediador de leitura e de práticas culturais em comunidades vulneráveis. Em Questão, v. 20, n. 2, p. 130-145, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/40188/32114. Acesso em: 13 ago. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. Datagramazero [Rio de Janeiro], v. 9, n. 1, fev. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/fev08/F_I_art.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 10 ago. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e Informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida. Epistemologia, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: filosofia da informação, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4046. Acesso em: 13 ago. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade, v. 30, n. 4, p. 1-23, 29 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047. Acesso em: 13 ago. 2021.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, RJ: Universidade de São Paulo, 2012.

MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Mediadores de Leitura na Família, na Escola, na Biblioteca, na Bibliodiversidade. In: NEVES, I. C. B.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. (Org). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 41-63.

SILVA, Jonathas L. Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. O conceito de informação pelo viés da alteridade. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v.7, p.1-21, 2014.Disponível em:https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/342/342. Acesso em: 10 ago. 2021.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2021-11-19

Como Citar

JESUS, Ingrid Paixão de; GOMES, Henriette Ferreira. Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e83369. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.