Modelo de visualização de dados para projetos de extensão – smart extension
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90992Palavras-chave:
Smart Campus, Impacto Social, Extensão Universitária, Visualização de dadosResumo
Objetivo: analisar a proposição de constructos dentro da literatura de Smart Campus e propor um modelo de visualização de dados para o impacto social para projetos de extensão universitária.
Método: utiliza a abordagem qualitativa, exploratória e design science research para o desenvolvimento do modelo (artefato). Para garantir a reprodutibilidade do artefato, a recuperação dos trabalhos utilizados como referência para propor o modelo foi realizado com base em uma revisão sistemática da literatura, já para a correção e validação do modelo é realizada entrevistas com especialistas com aplicação de roteiro semiestruturado.
Resultado: a pesquisa obteve os seguintes resultados: (i) identificação dos construtos desenvolvidos em ambientes Smart relacionados a instituições de ensino superior como delineadores de melhorias nos processos internos; e (ii) o desenvolvimento de dois modelos de visualização, um geral, aplicável a outros ambientes de um campus universitário e um específico para os projetos extensionistas.
Conclusões: o modelo de visualização para os projetos de extensão apresenta potencial representacional, demonstrando aspectos, componentes e as estruturas operacionais e recursos humanos necessários para sua aplicação na prática acadêmica, implicando na melhoria das práticas de gestão da extensão.
Downloads
Referências
ABUALNAAJ, K.; AHMED, V.; SABOOR, S. A strategic framework for Smart Campus. In: International Conference On Industrial Engineering And Operations Management, 2020, Dubai. Proceedings... Dubai: IEOM Society International, 2020. p. 790-798.
ADENLE, Y. A. et al. Assessing the relative importance of sustainability indicators for Smart Campuses: A case of higher education institutions in Nigeria. Environmental and Sustainability Indicators, [S.l.], v. 9, 2021.
ALRASHED, S. Key performance indicators for Smart Campus and Microgrid. Sustainable Cities and Society, [S.l.], v. 60, p. 102264, 2020.
AMORIM, J. M. G. de; BUVINICH, M. J. R. Sistema de indicadores para o monitoramento e avaliação das ações de extensão: o caso da UFPB. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 32., Bento Gonçalves, RS, 2012. Anais... Bento Gonçalves, RS: [s.n.], 2012. p.1-14.
AN, R.; XI, T. Research on the service design of Smart Campus based on sustainable: strategy – taking smart canteen as an example. In: MARCUS, A.; ROSENZWEIG, E. (Ed.). Design, User Experience, and Usability: case studies in public and personal interactive systems. [S.l.]: Springer Cham, 2020. p. 20-30.
ARENA, M.; AZZONE, G.; BENGO, I. Performance measurement for social enterprises. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 649-672, 2015.
BANDEIRA, L. K. R. ARAÚJO NETO, M. S. Smart Campus: Um conceito emergente. Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 12, n. 1, p. 175-188, 2022.
BARBISAN, A. O. Avaliação Institucional da Extensão: conceitos, níveis, parâmetros e indicadores. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 57-101, 2002.
BARBISAN, A. O. Modelo institucional de avaliação da extensão: parâmetros e indicadores. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 67-86, 2000.
BERDNIKOVA, L. F. et al. Human Resource Management System Development at Smart University. In: USKOV, V.; HOWLETT, R.; JAIN, L. (Ed.). Smart Education and e-Learning 2020: smart innovation, systems and technologies. Singapore: Springer, 2020. v. 188. p. 327-337.
BRANDÃO, D.; CRUZ, C.; ARIDA, A. L. Métricas em negócios de impacto social: fundamentos. São Paulo: ICE: Move, 2014. p. 1–15. Disponível em: http://ice.org.br/wp-content/uploads/pdfs/metricas_negocios_impacto_social_ICE_MOVE.pdf. Acesso em: 8 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 dez. 2018. 243. ed. Seção 1, p. 49-50.
CAO, J. et al. Research on the construction of smart university campus based on big data and cloud computing. In: International Conference On Engineering Simulation And Intelligent Control, 2018, Hunan. Anais... Hunan: IEEE, 2018. p. 351-353.
CECCARINI, C. et al. A data visualization exploration to facilitate a sustainable usage of premises in a Smart Campus context. In: Eai International Conference On Smart Objects And Technologies For Social Good, 6., 2020, Antwerp. Anais... Nova York: ACM, 2020. p. 24-29.
CUNHA, E. P.; GUIMARÃES, M. B. Sistema de monitoramento e avaliação. In: NOGUEIRA, M. das D. P. (Org.). Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE: PROEX/UFMG, 2013. p. 52-74. (coleção extensão universitária, 8). Disponível em: https:// www.ufmg.br/proex/renex/images/avaliação_da_extensão-_livro_8.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
DALBEN, Â. I. L. de F.; VIANNA, P. C. de M. Gestão e avaliação da extensão universitária: a construção de indicadores de qualidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 13, p. 31-39, 2008.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design science research: método de pesquisa para avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FABIANI, P. et al. Avaliação de impacto social metodologias e reflexões. Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, 2018. Disponível em: https://www.idis.org.br/publicacoesidis/avaliacao-de-impacto-social-metodologias-e-reflexoes/. Acesso em: 2 nov. 2020.
FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 550-563, ago./nov. 2016.
FERREIRA, F. H. C.; ARAÚJO, R. M. de. Campus Inteligentes: Conceitos, aplicações, tecnologias e desafios. Relatórios Técnicos do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 003, p. 1-19, 2018.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. In: Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1., 1987, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UNB, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.
HEVNER, A. R. et al. Design science in information systems research. Management Information Systems Quarterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, mar. 2004.
HIDAYAT, W. et al. Developing Smart Campus Readiness Instrument Based on Pagliaro’s Smart Campus Model and Smart City Council’s Readiness Framework. Journal of Physics: Conference Series, [S.l.], v. 1783, p. 1-9, 2021.
JIA, Y. Construction and Application of Intelligent Campus in Colleges and Universities Under the Background of Big Data. Advances in Intelligent Systems and Computing. Proceedings... v. 929, p.866-872, 2019.
JURVA, R. et al. Architecture and Operational Model for Smart Campus Digital Infrastructure. Wireless Personal Communications, [S.l.], v. 113, p. 1437-1454, 2020.
KAH, S.; AKENROYE, T. Evaluation of social impact measurement tools and techniques: a systematic review of the literature. Social Enterprise Journal, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 381-402, 2020.
LI, W. Design of Smart Campus management system based on internet of things technology. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, [S.l.], v. 40, n. 2, p. 3159-3168, 2021.
LIHONG, W. Research on the Construction of Smart Campus Social Platform Based on Hadoop. In: International Conference On Computer Engineering And Application, 2020, Guangzhou. Proceedings... Guangzhou: IEEE, 2020. p. 214–217.
LIU, Miao; MA, JinNan; JIN, Lei. Analysis of Military Academy Smart Campus Based on Big Data. In: 2018 10th International Conference on Intelligent Human-Machine Systems and Cybernetics (IHMSC), 2018, Hangzhou, CN. Proceedings… Hangzhou, CN: IEEE, 2018. p. 105-108.
LUO, L. Data Acquisition and Analysis of Smart Campus Based on Wireless Sensor. Wireless Personal Communications, [S.l.], v. 102, n. 4, p. 2897–2911, 2018.
MA, N.; FU, W. Analysis of cloud computing algorithm based on Smart Campus message system. International Journal of Performability Engineering, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 700-709, 2019.
MAXIMIANO JR, Manuel (Org.). Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU). Campina Grande, PB: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2017.
MITROFANOVA, Y. S.; SHERSTOBITOVA, A. A.; FILIPPOVA, O. A. Modeling the assessment of definition of a smart university infrastructure development level. In: USKOV, V.; HOWLETT, R.; JAIN, L. (Ed.). Smart Education and e-Learning 2019: Smart Innovation, Systems and Technologies. Singapore: Springer, 2019. v. 144. p.573-582.
MODEL. In: Free on-line dictionary of computing. Disponível em: http://foldoc.org/. Acesso em: 10 set. 2021.
MONTI, L.; PRANDI, C.; MIRRI, S. IoT and data visualization to enhance hyperlocal data in a Smart Campus context. In: EAI International Conference on Smart Objects and Technologies for Social Good, 4., 2018, Bologna. Proceedings... Bologna: [s.n.], 2018. p.1–6.
MURAD, E. P.; CAPPELLE, M. C. A.; ANDRADE, D. M. Mensuração e avaliação de impacto social de empreendimentos sociais. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 63–78, jul./set. 2020.
NOGUEIRA, M. das D. P. (Org.) Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE: PROEX/UFMG, 2013. (coleção extensão universitária, 8). Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/avaliação_da_extensão-_livro_8.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
PEFFERS, K. et al. A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, [S.l.], v. 24, n. 3, p. 45–77, 2007.
PHAM, T. V. et al. Proposed Smart University Model as a Sustainable Living Lab for University Digital Transformation. In: International Conference On Green Technology And Sustainable Development, 5., 2020, Ho Chi Minh City. Proceedings... Ho Chi Minh City: IEEE, 2020. p. 472-479.
POMPEI, L. et al. Composite Indicators for Smart Campus: Data Analysis Method. Proceedings – 2018. In: International Conference On Environment And Electrical Engineering And 2018 Industrial And Commercial Power Systems Europe, Eeeic/I And Cps Europe 2018, Palermo. Proceedings... Palermo: IEEE, 2018. p. 1-6.
PRANDI, C.; MONTI, L.; CECCARINI, C.; SALOMONI, P. Smart Campus: Fostering the Community Awareness Through an Intelligent Environment. Mobile Networks and Applications, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 945-952, 2020.
RAVAT, Franck; ZHAO, Yan. Data lakes: Trends and perspectives. In: International Conference on Database and Expert Systems Applications, 2019, Springer. Proceedings… Springer, Cham, 2019. p. 304-313.
RICO-BAUTISTA, D.; MAESTRE-GONGORA, G.; GUERRERO, C. D. Smart university: IoT adoption model. In: Fourth World Conference On Smart Trends In Systems, Security And Sustainability (WorldS4), 2020, London. Proceedings... London: IEEE, 2020. p. 821-826.
SCHENATZ, B. N. Smart Campus e Analytics para a redução da evasão e promoção da permanência no ensino superior: um estudo de caso. 2019. 257 f. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2019.
SOUSA, A. I.; MEIRELLIS F. S. C. Gestão e institucionalização da extensão universitária. In: NOGUEIRA, M. das D. P. (Org.). Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE: PROEX/UFMG, 2013. p. 52-74. (coleção extensão universitária, 8). Disponível em: https:// www.ufmg.br/proex/renex/images/avaliação_da_extensão-_livro_8.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
TANG, C. et al. Fog-Enabled Smart Campus: Architecture and Challenges. In: LI, J.; LIU, Z.; PENG, H. (Ed.). Security and Privacy in New Computing Environments (SPNCE 2019). [S.l.]: Springer Cham, 2019. p. 605-614.
VANCLAY, F. International principles for social impact assessment. Impact Assessment and Project Appraisal, Guildford, v. 21, n. 1, p. 5-11, mar. 2003.
VENDRÚSCOLO, J. de B. G. Um sistema de Business Intelligence para a extensão universitária. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.
VILLEGAS-CH, W. et al. Application of a big data framework for data monitoring on a Smart Campus. Sustainability, Switzerland, v. 11, n. 20, p. 1-15, 2019.
VILLEGAS-CH, W.; PALACIOS-PACHECO, X.; LUJÁN-MORA, S. Application of a smart city model to a traditional university campus with a big data architecture: a sustainable Smart Campus. Sustainability, Switzerland, v. 11, n. 10, 2019.
VIÑÁN-LUDEÑA, M. S. et al. Smart university: An architecture proposal for information management using open data for research projects. In: ROCHA, Á. et al. (Ed). Information Technology and Systems (ICITS 2020). [S.l.]: Springer Cham, 2020. p. 172-178.
WARD, S. et al. CampuseMonitor: intelligent campus environment room monitoring system. In: ACM Siguccs User Services Conference, 2019, New Orleans. Proceedings... New Orleans: ACM, 2019. p.165-172.
XU, X.; WANG, Y.; YU, S. Teaching performance evaluation in Smart Campus. IEEE Access, [S.l.], v. 6, p. 77754–77766, 2018.
YAN, H.; HU, H. A study on association algorithm of Smart Campus mining platform based on big data. In: International Conference On Intelligent Transportation, Big Data And Smart City, 2016, Changsha. Proceedings... Changsha: IEEE, 2017. p.172-175.
YANG, C. T. et al. On construction of an energy monitoring service using big data technology for the Smart Campus. Cluster Computing, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 265-288, 2019.
ZANDAVALLI, C.; DANDOLINI, G. A. Indicadores e métricas para mensurar o impacto social em empresas e negócios sociais: revisão integrativa da literatura. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 22., 2019, São Paulo. Anais..., São Paulo: XXII SEMEAD, 2019.
ZHAN, X.; LU, J.; YUAN, H. Research on the Application of Decision Support System on Smart Campus. In: International Conference On Computer Network, Electronic And Automation, 2., 2019, Xi'an. Proceedings... Xi'an: IEEE, 2019. p.462–467.
ZHANG, Y.; LIU, Q.; MENG, Q. Two-way recommendation system for intelligent employment of college students based on data mining. In: SUGUMARAN, V.; XU, Z.; ZHOU, H. (Ed.). Application of Intelligent Systems in Multi-modal Information Analytics (MMIA 2020). [S.l.]: Springer Cham, 2020. p. 286-292.
ZHOU, X. Application Research of Face Recognition Technology in Smart Campus. Journal of Physics: Conference Series, [S.l.], v. 1437, p. 1-7, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Ferreira dos Santos, Taiane Ritta Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.