A produção científica sobre cotas raciais: Um breve estudo na biblioteconomia e ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92660Palavras-chave:
cotas raciais, Lei 12.711/2012, ações afirmativas, pesquisa cientifica, produção acadêmicaResumo
Objetivo: identificar as abordagens sobre a política de ações afirmativas por cotas raciais presentes na literatura científica produzida nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
Método: os caminhos metodológicos para a produção do presente trabalho são de origem exploratória e descritiva. De abordagem qualiquantitativa. A partir de pesquisa bibliográfica foi realizado um levantamento sobre o tema nas bases de dados: Web of Science (WoS), Biblioteca JSTOR, Base Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e Scielo. Com o recorte cronológico do ano de 2000 até o ano de 2022 (totalizando vinte e dois anos), pela busca dos termos “Ações Afirmativas”, “Cotas Raciais” e “Lei 12.711/2012”.
Resultado: a recuperação de dados que englobam o tema política de ações afirmativas por cotas raciais retornou um total de 82 trabalhos, distribuídos em: 57 na Biblioteca JSTOR, 6 na BRAPCI, 1 na WOS e 18 na Scielo. Que estão separados e analisados em categorias.
Conclusões: concluímos que existe uma abordagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre as ações afirmativas por cotas raciais no ensino superior, entretanto, é uma literatura acanhada para a vasta gama de assuntos que a temática pode desenvolver na pesquisa acadêmica. Reafirmamos a importância da pesquisa acadêmica na atuação da formação de um Estado mais justo, atuante e vigilante na produção de uma sociedade equânime.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo. Pólen, 2019. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro) ISBN: 978-85-98349-74-9.
ARRUDA, Dyego de Oliveira; BULHÕES Lucas Mateus Gonçalves; SANTOS, Caroline Oliveira. A política de cotas raciais em concursos públicos: desafios em face da luta antirracista. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 145, p. 91-111, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/jjB46rrCTkFzPC7KTBfSDzf/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 jan. 2023
BARBOSA, Vera Lucia Rodrigues; BRÄSCHER, Marisa; PINTO, Marli Dias de Souza; SENA, Priscila Machado Borges. A inserção da etnia negra no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a partir das ações afirmativas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, v. 13, p. 198-215, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1521. Acesso em: 21 jan. 2023.
BARROS, Surya Pombo de. Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX. Educ Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 3, p. 591-605, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9ZhqHKsrZg987cSGqd7SbNg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 148 p.
BRASIL. Constituição (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 jan. 2023.
BRASIL. Constituição (2003). Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 16 jan. 2023.
BRASIL. Constituição (2008). Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 16 jan. 2023.
BRASIL. Constituição (2012). Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.
CAETANO, Érica. História do sistema de cotas no Brasil. 2015. Disponível em: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/cotas/historia-sistema-cotas-no-brasil.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.
CAMPOS, Ana Cláudia Borges. Políticas de ação afirmativa? A implantação das "cotas" na Universidade Estadual do Norte Fluminense nos vestibulares de 2003 e 2004. 2005. 161 f., il. Mestrado - Políticas Sociais, Campos dos Goytacazes, 2005. Orientação de: Carlos Henrique Aguiar Serra.
CARNEIRO, Sueli. Movimento Negro no Brasil: novos e velhos desafios. Periódicos UFBA Caderno CRH, Salvador, n. 36, p. 209-215, jan./jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/viewFile/18633/12007. Acesso em: 12 jan. 2021.
FONSECA, Marcus Vinícius. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 13, p. 11-50, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38616/20147 Acesso em: 18 jan. 2023.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. 154 p.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Estudos e Pesquisas, Informação Demografia e Socioeconômica, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.
LIMA, Sabrina Santos; LEAL, Mônia Clarissa Hennig. O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos). Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 507-528, maio/ago. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003 Acesso em: 17 jan. 2023.
MAGALHÃES, Wallace Lucas. A “Lei do boi” como estratégia da burguesia rural: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968-1985). 2015. p. 178. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/bitstream/jspui/1770/2/2015%20-%20Wallace%20Lucas%20Magalhaes.pdf Acesso em: 20 jan. 2023.
OLIVEN, Arabela Campos. Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 61, p. 29-51, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84806103.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani de César. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.
REIS, Danyelle; ASSIS, Maria Fernanda. A autonomia universitária no direito brasileiro. [S.l.], 2021. NEXO Políticas públicas. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2021/A-autonomia-universit%C3%A1ria-no-direito-brasileiro. Acesso em: 30 mar. 2023.
REVISTA DE ANTROPOLOGIA. Sobre a Revista. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/about. Acesso em: 23 jan. 2023.
REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS. Sobre a Revista: foco, escopo e política. Foco, Escopo e Política. Santa Catarina, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/about. Acesso em: 23 jan. 2023.
RIBEIRO, Marcela Arantes; JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Política de cotas no ensino superior: uma inovação social e necessária. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 1, p. 207-228, 2022. DOI: 10.5433/1981-8920.2022v27n1p207 Acesso em: 21 jan. 2023.
RIBEIRO, Marcela Arantes; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Informação e o acesso ao ensino superior público por cidadãos excluídos. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 27, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e83994 Acesso em: 21 jan. 2023.
RIBEIRO. Rosana; ARAÚJO, Guilherme Silva. Segregação ocupacional no mercado de trabalho segundo cor e nível de escolaridade no Brasil contemporâneo. Nova economia, Belo Horizonte, v.26, n.1, p.147-177, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/XnyJFQ7KYdSRpX7yZfdN4Qp/?lang=pt# Acesso em: 20 jan. 2023.
ROSA, Isabela Santos Correia; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de. Interações Discursivas em Sala de Aula: posicionamentos de estudantes de licenciatura em Biologia sobre a política de cotas raciais no ensino superior brasileiro. Discurso & Sociedad, Feira de Santana, n. 2, p. 443-472, 2020. Disponível em: http://www.dissoc.org/ediciones/v14n02/DS14(2) Santos&Oliveira.pdf Acesso em: 18 jan. 2023
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; SALDANHA, Gustavo da Silva; PIZARRO, Daniella Cmara. A branquitude nas práticas docentes em biblioteconomia e ciência da informação: notas teórico-críticas sobre um ensino que promove o preconceito racial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: ENANCIB, 2018. p. 3810-3831. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102318. Acesso em: 13 jan. 2023.
VAZ, Lívia Sant'Anna. Cotas raciais. São Paulo: Jandaíra, 2022. 232 p. (Feminismos plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kariane Laurindo, Rubens Alves da silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.