Formação acadêmica das/os bibliotecárias/os para a inclusão de pessoas surdas em unidades de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e93208

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia, Formação profissional, Surdez, Língua Brasileira de Sinais, Currículo

Resumo

Objetivo: Investigar a percepção de egressas/os do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás acerca da Libras durante a graduação. De maneira específica identifica quais escolas de Biblioteconomia no Brasil inserem a disciplina de Libras no currículo e analisa as condições do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás em relação à formação das/os discentes para a comunicação com pessoas surdas e inclusão em unidades de informação.

Método: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório com pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário. Adota a análise estatística e o Discurso do Sujeito Coletivo como técnica para tratamento e interpretação dos dados.

Resultado: Aponta que a maioria dos cursos de Biblioteconomia insere a disciplina de Libras no currículo na modalidade optativa e que as/os bibliotecárias/os egressas/os não se sentem preparadas/os para a interação com surdas/os em seus ambientes de trabalho, e por isso concordam com a presença e a oferta da disciplina na graduação.

Conclusões: Existe a necessidade de deslocar o assunto para o centro das discussões no processo formativo a fim de desenvolver ações estratégicas para essa formação e para a oferta da disciplina de Libras.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Alves Costa, Universidade Federal de Goiás

Bacharela em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Técnica em Eventos pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Atua na Assistência Editorial na Editora Cubo no suporte a periódicos científicos. Tem interesse nas áreas de Biblioteca Universitária, Publicações científicas, Repositórios institucionais, Biblioteconomia Social, Projetos Sociais, Inclusão e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/IBICT-UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Campus Cariri) e graduando em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é vice-coordenador e professor do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) na Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

ALVES COSTA, Ana Caroline; DIAS VALÉRIO, Erinaldo. Formação acadêmica das/os bibliotecárias/os para a inclusão de pessoas surdas em unidades de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, n. Dossie Especial, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e93208. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/93208. Acesso em: 28 abr. 2024.

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