Modelo para avaliação do grau de maturidade das práticas de cocriação de valor no desenvolvimento de produtos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23nespp60Palabras clave:
Cocriação de Valor, Modelo de Maturidade, Desenvolvimento de Produtos, Participação do Cliente, InovaçãoResumen
Com a popularização da Internet e a mudança no perfil do consumidor, em que eles estão mais informados e participativos, as empresas perceberam a oportunidade de interagir de forma próxima com os clientes. Surge então a cocriação de valor. A cocriação de valor possibilita o consumidor participar ativamente na criação de valor com a empresa, resultando em assertividade no lançamento de produtos, melhor entendimento do cliente, maior rapidez no lançamento de produtos, etc. Porém, o uso dessa estratégia ainda não é claro, e este é o objetivo deste trabalho, propor um modelo para mensuração da maturidade em cocriação de valor, com isso, as empresas conseguem identificar o que é necessário para incluir o cliente no processo de inovação, e as melhorias necessárias para atingir um maior nível de maturidade nessa atividade. Para criar o modelo foi realizado estudo bibliográfico e para sua avaliação, foi realizada entrevista em caso único e análise estatística com uma amostra de 13 indústrias. O modelo proposto é inédito. Após a entrevista e análise dos dados, concluiu-se que há correlação entre as variáveis do modelo e que parte das variáveis explicam os resultados da cocriação. Ou seja, o modelo de maturidade para cocriação de valor (MMCV) mostrou-se válido, pois apresentou bons resultados, mesmo com a limitação do número da amostra.
Descargas
Citas
ALLEN, Stephen; BAILETTI, Tony; TANEV, Stoyan. Components of co-creation. Open Source Business Resource. 2009.
AYUNIA, Shinta. Measuring the unmeasured: na exploratory study of customer co-creation. 2013. 127 f. Dissertação (Management of Technology) – Delft University of Technology, Delft, Holanda. 2013.
BECKER, Jorg; KNACKSTEDT, Ralf; POPPELBUB, Jens. Developing maturity models for IT management. Business & Information Systems Engineering, Alemanha, v. 1, n. 3, p. 213-222, jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-009-0044-5
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. São Paulo, Prentice Hall, 2002.
COOPER, Robert G. Stage-gate systems: a new tool for managing new products. Business Horizons, v. 33, n. 3, p.44-54, jun. 1990. DOI: https://doi.org/10.1016/0007-6813(90)90040-I
DIETRICH, Jorge Fernando; BRASIL, Vinícius Sittoni; FRIO, Ricardo Saraiva. O processo de co-criação de valor entre empresas e consumidores: uma análise comparativa de dois casos da indústria de bens de consumo. Revista de Administração IMED, v. 3, n. 3, p. 221-238, 2013. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n3p221-238
DURUGBO, Christopher; RIEDEL, Johann; PAWAR, Kulwant. Towards a unified model of co-creation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCURRENT ENTERPRISING, 17., 2011, Aachen. Anais eletrônicos … Aachen, 2011.
ETGAR, Michael. A descriptive modelo f the consumer co-production process. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, n. 1, p. 97-108, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-007-0061-1
FENG, Taiwen; WANG, Dan. Supply chain involvement for better product development performance. Industrial Management & Data Sustems, v. 113, n. 2, p. 190-206, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/02635571311303532
FERNÁNDEZ, Raquel Sánchez; BONILLO, M. Ángeles Iniesta. The concepto f perceived value: a systematic review of the research. Marketing Theory, v. 7, n. 4, p. 427-451, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1470593107083165
FILIERI, Raffaele. Consumer co-creation and new product development: a case study in the food industry. Marketing Intelligence & Planning, v. 31, n. 1, p. 40-53, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/02634501311292911
FINCH, Byron J. Internet discussions as a source for consumer product customer involvement and quality information: na exploratory study. Journal of Operations Mnagement, v. 17, n. 5, p. 535-556, ago. 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-6963(99)00005-4
FRIO, Ricardo Saraiva. Comportamento de cocriação de valor do consumidor: moderação e consequências. 2014. 121 f. Dissertação (Administração e Negócios) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. 2014.
FROW, Pennie et al. Managing co-creation design: a strategic approach to innovation. British Journal of Managemente, v. 26, n. 3, p. 463-483, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.12087
FULLER, Johann; MATZLER, Kurt. Virtual product experience and customer participation - a chance for customer-centred, really new products. Technovation, v. 27, n. 6, p. 378-387, jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2006.09.005
GUSTAFSSON, Anders; KRISTENSSON, Per; WITELL, Lars. Customer co-creation in service innovation: a matter of communication? Journal of Service Management, v. 23, n. 3, p. 311-327, 2012. DOI: https://doi.org/10.1108/09564231211248426
HAIR, J.F. et al. Análise multivariada de dados. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HAUGLAND, Sven A. Factors influencing the duration of internacional buyer-seller relationships. Journal of Business Research. New York, v. 46, n. 3, p. 273-280, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(98)00034-4
HUERTAS, Melby Karina Zuniga; VARELA, Carmen Augusta; STREHLAU, Suzane. Cocriação na internet: uma análise das perspectivas da empresa e do consumidor. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 257-272, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.5773/rai.v9i3.956
HUMPHREYS, Ashlee; GRAYSON, Kent. The intersecting roles of consumer and producer: a critical perspective on co-production, co-creation and presumption. Sociology Compass, v. 2, p. 963-980, mai. 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1751-9020.2008.00112.x
LAMPERT, Sérgio Renato; FLORES, Daniel. Os sitemas de workflow em arquivística: a identificação dos modelos e a análise das ferramentas. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 216-232, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000300012
MATTING, Jonas; SANDÉN, Bodil; EDVARDSSON, Bo. New service development: learning from and with customers. International Journal of Service Industry Management, v. 15, p. 479-498, 2004. DOI: https://doi.org/10.1108/09564230410564948
NGO, Liem Viet; O´CASS, Aron. Innovation and business success: the mediating role of customer participation. Journal of Business Research, v. 66, n. 8, p. 1134-1142, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.03.009
PAYNE, Adrian F.; STORBACKA, Kaj; FROW, Pennie. Managing the co-creation of value. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, n. 1, p. 83-96, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-007-0070-0
PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkatram. Co-opting customer competence. Harvard Business Review, v. 78, n. 1, p. 79-88, jan./fev. 2000.
PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkatram. The co-creation connection. Strategy and Business, v. 27, p. 50-61, 2002.
PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkatram. Co-creation experiences:the next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004a. DOI: https://doi.org/10.1002/dir.20015
PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkatram. Co-creating unique value with customers. Strategy & Leadership, v. 32, n. 3, p. 4-9, 2004b. DOI: https://doi.org/10.1108/10878570410699249
PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkatram. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004c.
POPPO, Laura; ZENGER, Todd. Do formal contracts and realcional governance function as substitutes or complements? Strategic Management Journal, v. 23, n. 8, p. 707-725, maio 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.249
RAFAELI, Sheizaf; ARIEL, Yaron. Online motivational factors: incentives for participation and contribution in Wikipedia. ResearchGate, p. 243-267, jan. 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511813740.012
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo, Atlas, 1999.
ROCHA, Álvaro; VASCONCELOS, José. Os modelos de maturidade na gestão de sistemas de informação. Revista Faculdade de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 93-107, 2004.
ROCHFORD, Linda. Generating and screening new peoducs ideas. Industrial Marketing Management, v. 20, n. 4, p. 287-296, nov. 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0019-8501(91)90003-X
SOFTMARE ENGINEERING INSTITUTE. CMMI ® para Desenvolvimento – Versão 1.2. Pittsburgh, 2006.
SIJTSEMA, Petra Bosch; BOSCH, Jan. User involvement throughout the innovation process in high-tech industries. Journal of Product Innovation Management, v. 32, n. 5, p. 793-807, set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/jpim.12233
SILVEIRA, Victor Natanael Schwetter. Os modelos multiestágios de maturidade: um breve relato de sua história, sua difusão e sua aplicação na gestão de pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM). Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 2, p. 228-246, abr./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000200005
SILVEIRA, Natanael Schwetter; GUIMARÃES, Ludmila de Vasconcelos Machado; ABRAÃO, Helder Emanuel. Os modelos de maturidade e a gestão de pessoas: o modelo P-CMM. In. ENCONTRO DA ANPAD, 31., 2007, Anais eletrônicos ... Rio de Janeiro, 2007. DOI: https://doi.org/10.29327/114830.31-1
SUN, Hongyi; YAU, Hon Keung; SUEN, Eric Kwok Ming. The simultaneous impacto f supplier and customer involvement on new product performance. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, v. 5, n. 4, p. 70-82, 2010. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-27242010000400006
TABORDA, Marianna. De consumidor a co-produtor: o potencial das redes sociais. Revista ECO-pós, v. 10, n. 2, p.197-211, dez. 2007.
TSUKUMO, A. N. et al. A Framework for Incremental Evaluation of Software Product Quality Based on ISO/IEC 9126. In: Fifth International Conference on Software Quality Management, SQM'97, 1997, Bath, UK, p. 111-121, 1997.
VAN HOI, Pham; MOL, Arthur PJ; OOSTERVEER, Peter JM. Market governance for safe food in developing countries: the case of low-pesticide vegetables in Vietnam. Journal of Environmental Management, v. 91, n. 2, p. 380-388, nov./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2009.09.008
VARGO, Stephen L.; MAGLIO, Paul P.; AKAKA, Melissa Archpru. On value and value co-creation: a servisse systems and servisse logic perspective. European Management Journal, v. 26, n. 3, p. 145-152, jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emj.2008.04.003
VON HIPPEL, Eric; KATZ, Ralph. Shifting innovation to users via toolkits. Management Science, v. 48, n. 7, p. 821-833, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.48.7.821.2817
WOODRUFF, Robert B. Customer value: the next source for competitive advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 25, n. 1, p. 139-153, 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02894350
ZMOGINSKI, Amanda Saraiva et al. Co-criação de valor: inovação no modelo de negócio obtendo vantagem competitiva. Revista Jovens Pesquisadores, v. 6, n. 10, jan./jul. 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Raniely Bloemer, Gérson Tontini

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.

















