Mega-Periódicos e altmetria: aproximações entre novas formas de publicação e de avaliação de impacto de resultados de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p52Palabras clave:
Comunicação científica, Comunicação científica e internet, Mega-Periódicos, AltmetriaResumen
A Internet e os recursos da web têm se constituído ferramentas essenciais para comunicação e disseminação de informações científicas e feito surgir novas formas de publicação e de avaliação do impacto de resultados de pesquisa. Os mega-periódicos (mega-journals) e as métricas alternativas são exemplos dessas novas formas de publicar pesquisas e medir seus impactos. O artigo tem por objetivo analisar a convergência entre os mega-periódicos e a altmetria, de forma a estabelecer as relações entre um canal de disseminação e um conjunto de métricas, ambos surgidos no cenário digital da internet. Trata-se de uma reflexão teórica desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica que sistematiza a correlação quanto às características que a envolvem os mega-periódicos (volume de publicação, amplitude temática, revisão por pares flexível, taxa de processamento e limitações dos periódicos tradicionais) e a Altmetria (apoio na seleção dos artigos, revisão pós publicação, medida de impacto , tipos de ferramentas e limitações das métricas tradicionais). A altmetria pode ser a métrica mais adequada para verificar a efetividade dos mega-periódicos, por alinhar-se às principais características desse canal de disseminação.
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