Sistemas de organização do conhecimento: análise comparativa e modelagem de instrumentos de representação do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97708Palabras clave:
Sistemas de Organização do Conhecimento, Taxonomia facetada, Mapa conceitual, Tesauro, OntologiaResumen
Objetivo: A área científica denominada Organização do Conhecimento engloba o estudo e desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento, dentre os quais estão o glossário, a taxonomia, o sistema de classificação, o mapa conceitual ou rede semântica, o tesauro e a ontologia. O objetivo deste estudo é distinguir os principais tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento por meio de uma contextualização teórica e relato de experiência.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de natureza aplicada. Inicialmente, tendo como domínio um artigo científico, uma análise de conteúdo foi conduzida utilizando a técnica de análise categorial temática para identificação das categorias que representassem o conteúdo. Após codificação e categorização foram desenvolvidos seis instrumentos de representação do conhecimento com o auxílio de softwares (Atlas.ti, CMAP, THESA e Protégé).
Resultado: O glossário e a taxonomia facetada desenvolvidos subsidiaram a elaboração do sistema de classificação, tesauro, mapa conceitual e ontologia. Para a ontologia, o instrumento mais complexo, além da taxonomia facetada, a prévia elaboração do mapa conceitual foi essencial.
Conclusões: A associação da contextualização teórica com o desenvolvimento prático possibilitou maior clareza em relação aos aspectos distintivos de cada instrumento, bem como a observação da interdependência entre eles. A natureza iterativa, inerente ao processo de construção, foi destacada, bem como, a importância da utilização de softwares de apoio.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Mauricio B.; BAX, Marcello P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ciência da Informação, [s. l.], v. 32, p. 7–20, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/LR68syZsPSSmwvPHrNXmC8N/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 abr. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BARITÉ, Mario. Diccionario de organización del conocimiento: clasificación, indización, terminología. 6. ed. Montevideo: Universidad de la Republica, CSIC, 2015. (Biblioteca plural).
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói, RJ: EdUFF, 2001.
HJØRLAND, Birger. What is Knowledge Organization (KO)?. Knowledge Organization, [s. l.], v. 35, n. 2/3, p. 86–101, 2008. Disponível em: https://repository.arizona.edu/handle/10150/106183. Acesso em: 1 jun. 2023.
HODGE, Gail M. Systems of knowledge organization for digital libraries: beyond traditional authority files. Washington, DC: Digital Library Federation, 2000.
HORRIDGE, Matthew et al. Guia prático de construção de ontologias - Protégé v. 5.2. tradução: D.R. SOARES; M.B. ALMEIDA. [S. l.]: The University Of Manchester, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338720095_Guia_pratico_de_construcao_de_ontologias_-_Protege_v_52. Acesso em: 3 jun. 2023.
LIMA, Gercina Ângela de. Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 9, n. 2, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23650 . Acesso em: 7 abr. 2023.
LIMA, Gercina Ângela de. Organização e representação do conhecimento e da informação na web: teorias e técnicas. Perspectivas em ciência da informação, [s. l.], v. 25, n. número especial, p. 57–97, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/41621 . Acesso em: 7 abr. 2023.
LIMA, Gercina Ângela de; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. Estudo comparativo das estruturas semânticas em diferentes sistemas de organização do conhecimento. Ciência da Informação, [s. l.], v. 46, n. 1, Brasília, p. 60–72, 2017. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/55121. Acesso em: 27 abr. 2023.
LOPES, Pâmela Tamires Dias; AGANETTE, Elisângela Cristina; MACULAN, Benildes Coura M. S. Taxonomia corporativa e taxonomia facetada: usos e aplicações na ciência da informação no Brasil. Investigación bibliotecológica, [s. l.], v. 34, n. 82, p. 159–173, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0187-358X2020000100159&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 27 abr. 2023.
MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. Taxonomia facetada e navegacional: un mecanismo de recuperação. 1. ed. Curitiba: Editora Appuris, 2014.
MOURA, Maria Aparecida. Organização social do conhecimento e performatividade de gênero: dispositivos, regimes de saber e relações de poder. Liinc em Revista, [s. l.], v. 14, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4472. Acesso em: 6 abr. 2024.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Institute for Human and Machine Cognition, [s. l.], Technical Report IHMC CmapTools, p. 1–36, 2008. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/publications/researchpapers/theorycmaps/theoryunderlyingconceptmaps.bck-11-01-06.htm. Acesso em: 26 abr. 2023.
SALES, Rodrigo de. O diálogo entre a Organização do Conhecimento e a Ciência da Informação na comunidade científica da ISKO-BRASIL. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVI ENANCIB), 2015, João Pessoa (PB). Informação, memória e patrimônio: do documento às redes. João Pessoa (PB): [s. n.], 2015.
SILVA, Andreza Regina Lopes da et al. Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 12, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50274 . Acesso em: 3 jun. 2023.
SILVA JUNIOR, Luiz Alberto; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 24, p. 715–728, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ciedu/a/yBwC9L74v4vD3s4PwVXggsk/ . Acesso em: 20 abr. 2023.
SMITH, Barry. Basic concepts of formal ontology. In: GUARINO, Nicola (ed.). Formal ontology in information systems: frontiers in artificial intelligence and applications. Amsterdam: IOS Press, 1998.
VITAL, Luciane Paula; CAFÉ, Ligia. Proposta para o desenvolvimento de taxonomias em portais corporativos. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 16, p. 42–54, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/j/pci/a/wpFJ7KH8WqXxsYxkRdGX7BH/?lang=pt . Acesso em: 24 abr. 2023.
ZENG, Marcia Lei. Knowledge Organization Systems (KOS). Knowledge Organization, [s. l.], v. 35, n. 2–3, p. 160–182, 2008. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/index.php?doi=10.5771/0943-7444-2008-2-3-160. Acesso em: 1 jun. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lílian Dominguez Santana, Raissa Michalsky Martins, Leonardo Borges Rodrigues Chagas, Frederico Cesar Mafra Pereira, Gercina Ângela de Lima, Maria Aparecida Moura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.

















