A importância da interculturalidade nas bibliotecas universitárias: reflexões e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97797Palabras clave:
Práticas interculturais, Bibliotecas Universitárias, Interculturalismo, Diversidade culturalResumen
Objetivo: Elencar possíveis alternativas no universo de opções viáveis para que as bibliotecas universitárias alcancem maior autonomia nas práticas interculturais, levando em consideração o contexto pré-globalização e pós-pandemia. No âmbito das bibliotecas universitárias, é importante adotar práticas específicas para analisar as dinâmicas interculturais e promover a interação entre indivíduos de diferentes culturas.
Método: O método utilizado neste estudo é a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Nesse sentido, sugere-se que as bibliotecas universitárias adotem estratégias para compartilhar os valores culturais de sua comunidade, a fim de criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
Resultado: Como resultado, espera-se que as iniciativas das bibliotecas universitárias permitam reconhecer e valorizar a diversidade cultural presente na comunidade acadêmica, estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre os usuários, fomentando um diálogo intercultural e contribuindo para o desenvolvimento de um maior respeito mútuo entre indivíduos de diferentes origens. Além disso, espera-se que essas iniciativas promovam a inclusão e acessibilidade de grupos sub-representados, fortalecendo os laços entre a biblioteca e a comunidade universitária.
Conclusões: Esta abordagem de práticas interculturais e de interculturalidade em bibliotecas universitárias tem o potencial de fortalecer a diversidade e enriquecer a atmosfera do ambiente informacional. Ao valorizar a pluralidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade acadêmica, a biblioteca se posiciona como um espaço inclusivo e acolhedor, capaz de inspirar o compartilhamento de conhecimentos e a troca de ideias. Essa dinâmica intercultural enriquece o ecossistema informacional, estimulando a curiosidade, o respeito e o crescimento pessoal de todos os envolvidos.
Descargas
Citas
CALVA GONZÁLES, Juan José. Estudios de usuários em diferentes comunidades: necessidades de informacíon y comportamiento informativo. México: UNAM, 2013.
CANDAU, Vera Maria. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”?. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. p. 76-96.
Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/download/286/pdf/1068. Acesso em 10 jun. 2024.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FERREIRA, Carla Sofia. Bibliotecas escolares e promoção do diálogo Intercultural. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares). Departamento de Educação e Ensino à Distância, Universidade Aberta. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2183/1/Carla%20Ferreira.pdf. Acesso em: 05 nov. 2023.
FLEURI, Reinaldo Mathias. Desafios à educação intercultural no Brasil. PerCursos. Florianópolis, v. 2, n. 0, set. 2001. p. 1-14.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FURTADO, Cassia; OLIVEIRA, Lídia. Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 155 - 169, jan./jun. 2012.
GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SALES, Rodrigo de. Decolonizando a organização do conhecimento: um olhar do periódico Knowledge Organization (2000-2020). Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, ANCIB, v. 14. 2021. p. 1-21. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/195017. Acesso em: 26 jun. 2023.
MOTA NETO, João Colares da; STRECK, Danilo Romeu. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educ. rev., 2019 35(78), p. 207–223, nov. 2019.
MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira da. Interculturalidade na perspectiva da descolonialidade: possibilidades via educação. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 140-154, jan./mar., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9175/7151. Acesso em: 20 jun. 2023.
OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. A cidade tecida pela cultura; a cultura tecida pela cidade. Ponto Urbe, n. 9, p.1-9, 2011. Disponível em: http://journals.openedition.org/pontourbe/1806. Acesso em: 10 jun. 2024.
PORTO, Morena Pereira. Biblioteca, interculturalidade e a agenda 2030. Anais… XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação Vitória, 01 a 04 de outubro de 2019.
POZZER, Adecir; POZZER, Suzan Alberton. Identidade, decolonialidade, interculturalidade e a construção de uma ideia de nação na história da educação brasileira. Revista Even. Pedagóg. Número Regular: Estudos Decoloniais Sinop, v. 13, n. 3 (34. ed.), p. 613-632, ago./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/download/6433/7329. Acesso em: 27 jun. 2023.
RAMOS, Kellyane Lisboa; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; FRANCO, Zilda Gláucia. Elias. A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 54, p. 1-10, e17339, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17339. Acesso em: 23 jun. 2023.
RASTELI, Alessandro; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, UNESP, 2014. v. 19, n. 39, 2014. p. 43-58 ISSN 1518-2924. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/43603. Acesso em: 20 jun. 2023.
SANT ANNA, Jorge. A biblioteca universitária e sua intervenção no contexto social: fomentando práticas multifuncionais. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 11, n. 2, p. 449-469, maio/agosto, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/8337/9615/19686. Acesso em: 10 jun. 2024.
SCHNORR, Giselle Moura. Inéditos viáveis: dialogicidade, interculturalidade e libertação. Revista do NESEF. v. 8, n. 1. p. 24-46, jan./jul. 2019.
TARGINO, Maria das Graças. Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/141204. Acesso em: 16 set. 2022
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O perfil das bibliotecas contemporâneas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (orgs.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília : Ipea, 2016.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez., 2012.
WELSCH, Wolfgang. Spaces of Culture: City, Nation, World. London: Sage, 1999, p. 194-213. Disponível em: https://welsch.uni-jena.de/papers/W_Wlelsch_Transculturality.html. Acesso em: 03 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Michele Marques Baptista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.


















