Processo de coleta de dados na ecologia informacional complexa do Museu da Diversidade Sexual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e101168Palavras-chave:
Coleta de dados, Etnografia, Entrevista, Ecologia informacional complexa, Observação, Museu da DiversidadeResumo
Objetivo: Descrever o processo de coleta de dados no âmbito da ecologia informacional complexa, com foco específico nos ambientes analógicos do Museu da Diversidade Sexual.
Método: Foi adotada a metodologia da pesquisa etnográfica, permitindo uma imersão profunda no contexto do museu.
Resultados: Os dados descrevem as observações detalhadas, conversas informais e entrevistas semiestruturadas, o pesquisador capturou a interação dinâmica entre visitantes, funcionários e exposições do museu.
Conclusões: Os dados coletados contribuem para uma análise aprofundada das questões de diversidade sexual e do papel do museu na sociedade contemporânea, destacando a importância de abordagens metodológicas adequadas para compreender a complexidade dos ambientes analógicos, como o Museu da Diversidade Sexual.
Downloads
Referências
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. São Paulo: Artmed, 2009.
BRITO, J. F. Ecologia informacional complexa em museus: tessituras teóricas e proposta de modelo. 193 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2023.
COSTA, D. F. da. Quando o campo é o museu: uma etnografia da relação homem, tempo e os objetos na cidade de Belém. 2016. 197 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2016.
LÓPEZ, G. O método etnográfico como um paradigma cientifico e sua aplicação na pesquisa. Textura, Canoas, vol. 1, n. 1, 1999.
MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL. Sobre o museu [online]. 2024. Disponível em: http://www.mds.org.br/quem-somos/ Acesso em: 12 maio. 2024.
OLIVEIRA, H. P. C. Arquitetura da Informação Pervasiva: contribuições conceituais. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jean Fernandes Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


















