Biblioteca educativa pública nos Institutos Federais: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.89493Palavras-chave:
Biblioteca educativa pública, Identidade organizacional, Biblioteca, Institutos Federais, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: O estudo sobre a biblioteca educativa pública surgiu da necessidade de definição de uma identidade organizacional para as bibliotecas dos institutos federais no Brasil desde 2008. O objetivo do presente artigo consiste em elucidar os cinco aspectos que possibilitaram compreender essa nova categoria de biblioteca e propô-la, a saber: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas. Apresenta sua caracterização, correlacionando-a com as ações infoeducacionais e suas dimensões pedagógica e profissional.
Método: Pesquisa oriunda de uma pesquisa-ação do tipo ciência-ação, fazendo uso das técnicas de revisão de literatura, pesquisa documental e reflexão em ação.
Resultado: Propõe uma nova categoria de biblioteca, que abrange a complexidade que envolve as atividades de informação e formação dos atores sociais vinculados aos institutos federais. A pesquisa também destaca a importância de se refletir acerca do conceito e da perspectiva de infoeducação, abrangendo a importância e pertinência do uso deste conceito na Ciência da Informação, especialmente nas temáticas relacionadas à criação e disponibilização de produtos e serviços pelas bibliotecas em contextos educativos.
Conclusões: Espera-se contribuir para que a dispersão conceitual e identitária acerca dessas bibliotecas seja resolvida no campo científico da Ciência da Informação. Conclui-se que as questões apresentadas e discutidas, possibilitam não somente a definição de sua identidade, mas também permitem acompanhar a evolução da sociedade no tocante à aprendizagem, formação profissional e formação cidadã; aspectos que são indissociáveis da identidade das bibliotecas educativas e que fazem parte da sua missão social no contexto da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; PERUCCHI, Valmira; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo de. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. EncontrosBibli, v. 25, p.01-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993. Acesso em: 04 dez. 2021.
ARAÚJO, Emily Lima Galdino de; VILA, Monise Danielly Pessoa. A biblioteca e suas tipologias. In: CONGESP - Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, 13, 2019, Natal. Anais eletrônico... Natal, 2019. Disponível em: http://www.congesp.rn.gov.br/anais/publiatuais/27.pdf. Acesso:10 dez. 2021.
BRANDÃO, Jobson Louis Almeida. Modelo teórico-pragmático para políticas de informação em bibliotecas. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
BECKER, C. da R. F.; FAQUETI, M. F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.
BRANDÃO, J. L. A. de; FREIRE, G. H. de A.; PERUCCHI, V. Construção identitária das bibliotecas dos Institutos Federais no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais eletrônico [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2021. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/162. Acesso em: 27 Maio 2022.
FONSECA, Edson Nery. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
MOREIRA, J. C. C.; VANALLI, T. R.; MOREIRA, V. P. Concepções sobre o espaço biblioteca: a premência de ressignificar seu papel. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/17055. Acesso em: 10 dez. 2021.
PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 10 dez. 2021.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22. 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso: 10 dez. 2021.
PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico profissional. Inf. Prof., Londrina, v. 5, n. 2, p. 04–31, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314. Acesso em: 23 mar. 2021.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres na contemporaneidade. In.: LARA, Marilda Lopes Ginez de (Org.); FUJINO, Asa (Org.); NORONHA, Daisy Pires (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Nectar, 2007. Capítulo 3. p. 46-95. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/Infoeducacao.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
SANTOS, M. A. B.; GRACIOSO, L. de S.; AMARAL, R. M. do. As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668. Acesso em: 10 dez. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jobson Louis Almeida Brandão, Gustavo Henrique de Araújo Freire, Valmira Perucchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.