Contrastando habilidades didáticas e níveis de letramento científico de professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106558

Palavras-chave:

Construtivismo, CTS, Formação de Professores, Saberes Docentes, TOSLS

Resumo

São examinadas possíveis correlações entre habilidades de letramento científico e habilidades didáticas de professores, por meio de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória, onde os softwares MAXQDA 2020 e JAMOVI 2.2.5 foram utilizados para produzir análises de conteúdo e estatísticas descritivas de dados coletados, junto a um grupo de 18 (dezoito) professores da educação básica, calouros de um curso de pós-graduação stricto sensu, que, voluntariamente, responderam questões do chamado Teste de Habilidades de Letramento Científico (TOSLS) e elaboraram, por escrito, propostas de sequências didáticas. Para analisar as referidas propostas foi criado um Protocolo de Análise de Habilidades Didáticas (PAHD), cujas categorias de análises foram inspiradas nas ideias contemporâneas de educadores de orientação construtivista. As análises dos resultados da categorização dos indícios de habilidades didáticas mostraram que os participantes apresentaram, em média, metade das habilidades didáticas de natureza construtivista analisadas e desempenho no teste de letramento abaixo do ideal. Todavia, não foram encontradas correlações significativas entre componentes dos dois constructos analisados.  Embora ainda seja necessário realizar outras pesquisas sobre a questão de habilidades didáticas, o PAHD demonstrou um interessante potencial como instrumento para pesquisas futuras sobre o assunto.

Biografia do Autor

Ana Silvia Alves Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), Pedagoga (UFPA), atuando como professora e diretora de escolas de educação b´ásica das rede pública de Ensino de Belém.

Ana Cristina Pimentel Carneiro Almeida, Universidade Federal do Pará

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984). Especializada em Psicologia dos Distúrbios de Conduta (1986) e em Psicomotricidade Relacional Sistêmica (1998). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). Professora Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará.

Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências (Universidade de Burgos/Espanha e UFRGS/Brasil), Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará. Professor associado da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências (PPGDOC) e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Editor da Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Gomes, A. S. A., Almeida, A. C. P. C., & Brabo, J. C. (2025). Contrastando habilidades didáticas e níveis de letramento científico de professores de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(3), 708–732. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106558

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física