Contrastando habilidades didáticas e níveis de letramento científico de professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106558Palavras-chave:
Construtivismo, CTS, Formação de Professores, Saberes Docentes, TOSLSResumo
São examinadas possíveis correlações entre habilidades de letramento científico e habilidades didáticas de professores, por meio de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória, onde os softwares MAXQDA 2020 e JAMOVI 2.2.5 foram utilizados para produzir análises de conteúdo e estatísticas descritivas de dados coletados, junto a um grupo de 18 (dezoito) professores da educação básica, calouros de um curso de pós-graduação stricto sensu, que, voluntariamente, responderam questões do chamado Teste de Habilidades de Letramento Científico (TOSLS) e elaboraram, por escrito, propostas de sequências didáticas. Para analisar as referidas propostas foi criado um Protocolo de Análise de Habilidades Didáticas (PAHD), cujas categorias de análises foram inspiradas nas ideias contemporâneas de educadores de orientação construtivista. As análises dos resultados da categorização dos indícios de habilidades didáticas mostraram que os participantes apresentaram, em média, metade das habilidades didáticas de natureza construtivista analisadas e desempenho no teste de letramento abaixo do ideal. Todavia, não foram encontradas correlações significativas entre componentes dos dois constructos analisados. Embora ainda seja necessário realizar outras pesquisas sobre a questão de habilidades didáticas, o PAHD demonstrou um interessante potencial como instrumento para pesquisas futuras sobre o assunto.
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