Ciência e senso comum: entre rupturas e continuidades

Autores

  • Marcelo Gomes Germano UEPB - Paraíba
  • Wojciech Andrzej Kulesza UEPB - Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n1p115

Resumo

Uma importante questão relacionada aos fundamentos teóricos das práticas educacionais em popularização e comunicação pública da ciência refere-se à problemática relação entre conhecimento científico e saberes de senso comum. Duas formas de conhecer que parecem excluírem-se em seus critérios de explicação da realidade. Se a ciência desenvolve-se em flagrante negação aos saberes de senso comum, como afirmar a possibilidade de sua popularização? Como fazer um caminho inverso de reaproximação e diálogo entre estes dois discursos que pretendem explicar uma mesma realidade por caminhos tão diferentes? Neste trabalho, revisitamos a epistemologia bachelardiana para, em confronto com a opinião de outros pensadores, desenvolver uma crítica no sentido de apontar a importância e o lugar do senso comum em meio a essa antiga e persistente discussão.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Germano, UEPB - Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1987) e Mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Wojciech Andrzej Kulesza, UEPB - Paraíba

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Germano, M. G., & Kulesza, W. A. (2010). Ciência e senso comum: entre rupturas e continuidades. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 27(1), 115–135. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n1p115

Edição

Seção

Artigos