Influências da Física moderna na obra de Salvador Dalí

Autores

  • Rodrigo Ronelli Duarte Andrade UFPB - Paraíba
  • Robson de Sousa Nascimento UFP - Piauí
  • Marcelo Gomes Germano UEPB - Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Ensino de Física, interdisciplinaridade, cultura.

Resumo

Contemporâneo das duas maiores revoluções científicas do início do século XX, a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica, o pintor espanhol Salvador Dalí (1904-1989) procurou retratar o sentimento vivido pela humanidade daquela época frente às novas formas de ver o mundo. Este trabalho procura revisitar algumas de suas obras a partir de um olhar pedagógico de forma a identificar elementos e idéias relacionados à Física Moderna presentes nas mesmas. Com esta proposta busca-se uma aproximação entre ciência e arte, ressaltando-se o entendimento da ciência como cultura humana, e pretende-se contribuir para um ensino interdisciplinar de Física Moderna no nível médio e na formação de professores.

Biografia do Autor

Rodrigo Ronelli Duarte Andrade, UFPB - Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1999) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Robson de Sousa Nascimento, UFP - Piauí

Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1999) e mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcelo Gomes Germano, UEPB - Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1987) e Mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-08

Edição

Seção

Artigos