Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física

Autores

  • Laercio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thieberson da Silva Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Marques Almeida da Silva Doutorando - Programa de Pós-Graduação de Informática/PUC-Rio
  • Mara Hombre Mulinari EEEFM Sizenando Pechincha Serra - ES Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES
  • Rafael Rodrigues de Oliveira EEEFM Antônio José Peixoto Miguel Nova Almeida Serra - ES Doutorando - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES
  • Giuseppi Gava Camilleti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Francis Morelato Escola Superior São Francisco de Assis Santa Teresa - ES
  • Kathia Fehsenfeld Centro Educacional Leonardo da Vinci Faculdade Metropolitana de Rio do Sul Rio do Sul - SC
  • Carlos Henrique Verbeno Bolsista de Iniciação Científica ModeLab/CNPq/UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679

Resumo

Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Laercio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva ModeLab. Foi Coordenador da área de concentração Pesquisa em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFES de 1998 a 2010. Desde então é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, Coordenador do Núcleo de Modelagem e Visualização Científica ModelVis, financiado pela FINEP, e Membro da Comissão de Área Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Foi Curador da Tenda Oi Futuro Jogos e Entretenimento Digital Interativo durante o SBGames 2009. Foco da pesquisa em abordagens inovadoras no ensino e aprendizagem em espaços formais e não-formais de educação em ciências com enfoque na formação de professores.

Thieberson da Silva Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Rodrigo Marques Almeida da Silva, Doutorando - Programa de Pós-Graduação de Informática/PUC-Rio

Mara Hombre Mulinari, EEEFM Sizenando Pechincha Serra - ES Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES

Rafael Rodrigues de Oliveira, EEEFM Antônio José Peixoto Miguel Nova Almeida Serra - ES Doutorando - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES

Giuseppi Gava Camilleti, Universidade Federal do Espírito Santo

Francis Morelato, Escola Superior São Francisco de Assis Santa Teresa - ES

Kathia Fehsenfeld, Centro Educacional Leonardo da Vinci Faculdade Metropolitana de Rio do Sul Rio do Sul - SC

Carlos Henrique Verbeno, Bolsista de Iniciação Científica ModeLab/CNPq/UFES

Downloads

Publicado

2012-08-19

Como Citar

Ferracioli, L., Gomes, T. da S., da Silva, R. M. A., Mulinari, M. H., de Oliveira, R. R., Camilleti, G. G., … Verbeno, C. H. (2012). Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 679–707. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física