Estudo do fenômeno de colisões através da modelagem computacional quantitativa

Autores

  • Mariana Rampinelli Fernandes UFES - Espírito Santo
  • Laércio Ferracioli UFES - Espírito Santo

Resumo

Os avanços das chamadas novas tecnologias têm estimulado o debate sobre sua integração aos processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, torna-se necessário o delineamento de investigações sobre sua efetiva utilização em sala de aula. Este artigo descreve um estudo sobre a utilização da modelagem computacional quantitativa por alunos universitários no estudo do tópico de Física sobre Colisões como estratégia de integração da tecnologia da informática ao aprendizado exploratório em Ciências. Os resultados indicam que a modelagem computacional adequadamente estruturada através de atividades específicas pode levar o aluno a refletir sobre os conceitos científicos abordados e suas concepções.

Biografia do Autor

Mariana Rampinelli Fernandes, UFES - Espírito Santo

Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Laércio Ferracioli, UFES - Espírito Santo

Doutorado em Educação em Ciências (1994) pela University of London, mestrado em Física pela UFRGS e graduação em Engenharia Elétrica pela UFES.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Fernandes, M. R., & Ferracioli, L. (2008). Estudo do fenômeno de colisões através da modelagem computacional quantitativa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(1), 99–130. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6292

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)