O estudo das ondas sonoras por meio de uma atividade didática envolvendo leitura de um texto de divulgação científica

Autores

  • Daniele Correia Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Angélica Bolfe Universidade Federal de Santa Maria
  • Inés Prieto Schmidt Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p556

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se os resultados de uma atividade didática que fez uso de estratégias de leitura para trabalhar um texto de divulgação científica. A atividade foi implementada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo foi promover a discussão dos conceitos físicos relacionados ao estudo de ondas sonoras a partir da música − assunto que faz parte da vida dos jovens – com o auxílio de um texto de divulgação científica que aborda uso, escolha e funcionamento dos diferentes tipos de fones de ouvido.  Nesse sentido, a atividade didática contemplou aspectos científicos e tecnológicos, vinculando-os à saúde auditiva. Os resultados obtidos atingiram os objetivos propostos, pois a vinculação entre o conteúdo da área da Física e as informações do texto contribuiu para o entendimento do assunto e também despertou o interesse dos alunos pelas atividades de leitura. Percebeu-se que o tema tratado no texto e a forma como foram propostas as atividades de leitura potencializaram a abordagem do conhecimento científico envolvido no entendimento do uso e da escolha criteriosa dos distintos modelos de fones de ouvido. Conclui-se, assim, que o uso de textos de divulgação científica em aulas de Física pode ser um recurso de grande potencial didático para aquelas aulas que tenham como propósito desenvolver as habilidades de leitura e escrita articuladas aos conteúdos científicos a partir de temas presentes no cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

Daniele Correia, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências, mestre em Química, graduada em Química.

Maíra Angélica Bolfe, Universidade Federal de Santa Maria

Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica/Docente/Departamento de Física/ Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas