Formação continuada de professores de Física do ensino médio: Concepções de formadores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p439Resumo
O trabalho analisa cursos de formação de professores de Física em serviço, implementados no Rio Grande do Sul através do Programa Prociências/CAPES, edital de 2001. Tendo como referências a literatura sobre a temática da formação, construiu-se um instrumento denominado espectro de práticas formativas, que sintetiza elementos que compõem distintas concepções e práticas que estruturam a formação continuada de professores. Elementos constituintes dos projetos qualificados e obtidos da análise dos documentos aprovados para a obtenção de financiamento foram cotejados com os desse instrumento. Resultados preliminares indicam que há duas tendências nas práticas formativas: de um lado, formadores relativamente isolados de resultados recentes de pesquisa em Educação em Ciências (EC) que tendem a preencher lacunas de formação dos professores e, de outro, formadores em relativa sintonia com resultados recentes de pesquisa em EC, diferindo- se assim da primeira tendência, uma vez que as práticas formativas não têm como foco central apenas o preenchimento de lacunas da formação inicial dos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >