Formação continuada de professores de Física do ensino médio: Concepções de formadores

Demétrio Delizoicov Neto, Inés Prieto Schmidt Sauerwein

Resumo


O trabalho analisa cursos de formação de professores de Física em serviço, implementados no Rio Grande do Sul através do Programa Prociências/CAPES, edital de 2001. Tendo como referências a literatura sobre a temática da formação, construiu-se um instrumento denominado espectro de práticas formativas, que sintetiza elementos que compõem distintas concepções e práticas que estruturam a formação continuada de professores. Elementos constituintes dos projetos qualificados e obtidos da análise dos documentos aprovados para a obtenção de financiamento foram cotejados com os desse instrumento. Resultados preliminares indicam que há duas tendências nas práticas formativas: de um lado, formadores relativamente isolados de resultados recentes de pesquisa em Educação em Ciências (EC) que tendem a preencher lacunas de formação dos professores e, de outro, formadores em relativa sintonia com resultados recentes de pesquisa em EC, diferindo- se assim da primeira tendência, uma vez que as práticas formativas não têm como foco central apenas o preenchimento de lacunas da formação inicial dos professores.


Palavras-chave


Concepções sobre formação continuada de professores; Formação de professores de Física em serviço; Ensino Médio; Práticas formativas; Prociências

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p439

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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