As influências teóricas e do contexto sociocultural no trabalho técnico científico de James Prescott Joule: Contribuições para a formação de professores de Física

Autores

  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista, Bauru
  • Demétrio Delizoicov Neto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p675

Resumo

Descrevemos aqui resultados parciais de um estudo no qual procuramos desvelar as influências histórico-socioculturais que permearam o trabalho técnico-científico de James Prescott Joule e mostrar suas contribuições para a formação de professores de Física. Procuraremos responder a seguinte questão: Quais foram os elementos teóricos, sociais e culturais que influenciaram o trabalho de Joule? Nesse sentido, apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da ciência no período da revolução industrial, bem como o desenvolvimento industrial da grande Manchester, em que Salford faz parte de sua região metropolitana cidade onde Joule nasceu e cresceu. Em seguida mostramos a importância e a influência cultural do entorno social e acadêmico de Joule e de elementos teóricos que influenciaram, sobretudo, os trabalhos sobre efeito Joule e o Equivalente Mecânico do Calor. A partir do estudo realizado, organizamos alguns apontamentos visando contribuir para a formação de professores.

Biografia do Autor

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

 

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista, Bauru

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física – SBF (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidente e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC (2000-2005). É membro efetivo da European Science Education Research Association – ESERA. A partir de 1994, atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Associado, Livre Docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no triênio 2008-2011. É atualmente presidente (chair) da International Comission on Physics Education (C14) da International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e editor da revista Ciência & Educação, UNESP – Campus de Bauru.

Demétrio Delizoicov Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

É líder de Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Física e doutor em Educação, na área de Didática, leciona no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, onde orientou dezenas de teses e dissertações. Tem como foco de pesquisa as relações entre Epistemologia e a Educação em Ciências, em particular a formação de professores da Educação Básica e de docentes do ensino superior. É autor de vários livros e dezenas de artigos científicos.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Queirós, W. P. de, Nardi, R., & Delizoicov Neto, D. (2019). As influências teóricas e do contexto sociocultural no trabalho técnico científico de James Prescott Joule: Contribuições para a formação de professores de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 675–703. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p675

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

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