As influências teóricas e do contexto sociocultural no trabalho técnico científico de James Prescott Joule: Contribuições para a formação de professores de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p675Resumo
Descrevemos aqui resultados parciais de um estudo no qual procuramos desvelar as influências histórico-socioculturais que permearam o trabalho técnico-científico de James Prescott Joule e mostrar suas contribuições para a formação de professores de Física. Procuraremos responder a seguinte questão: Quais foram os elementos teóricos, sociais e culturais que influenciaram o trabalho de Joule? Nesse sentido, apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da ciência no período da revolução industrial, bem como o desenvolvimento industrial da grande Manchester, em que Salford faz parte de sua região metropolitana cidade onde Joule nasceu e cresceu. Em seguida mostramos a importância e a influência cultural do entorno social e acadêmico de Joule e de elementos teóricos que influenciaram, sobretudo, os trabalhos sobre efeito Joule e o Equivalente Mecânico do Calor. A partir do estudo realizado, organizamos alguns apontamentos visando contribuir para a formação de professores.
Referências
BERNAL, J. D. Ciencia y industria en el siglo XIX. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, S.A, 1973. 200 p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n0 1304: Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Aprovado em 6 de Nov. 2001, homologada em 04 dez. 2001. Publicado no DOU em 07 dez. 2001.
CARDWELL, D. S. L. James Joule: a biography. Manchester: Manchester University Press, 1989, 333 p.
CASTILHO, N.; CARNEIRO M. H. S; DELIZOICOV, D. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o seu ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 443-460, dez. 2004.
DELIZOICOV, D. O interacionismo na construção dos paradigmas. Pró-Posicões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 84-93, mar. 1996.
DELIZOICOV, D. Fleck e a epistemologia pós-empirismo lógico. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. da. (Org.). Psicologia do Conhecimento. O diálogo entre as ciências e a cidadania. 1. ed. Brasília: UNESCO, Instituto de Psicologia da UNB, Liber Livro Editora, 2009. Cap. 3, p. 233-258.
EASTWOOD. J. L.; SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L.; AMIRI, L. L.; APPLEBAUM, S. Contextualizing nature of science instruction in socioscientific issues. International Journal of Science Education, v. 34, n. 15, p. 2289-2315, 2012.
FERREIRA, S.; MORAIS, A. M. The nature of science in science curricula: methods and concepts of analysis. International Journal of Science Education, v. 35, n. 16, p. 2670-2691, 2013.
FLECK, L. La Génesis y el desarrolo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução: Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum editora, 2010. 205 p.
FONSECA, D. S. Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 64-108, abr. 2017.
GATTI, S. R. T.; NARDI, R. A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciência: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.) 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2016. 240 p.
GIL-PÉREZ D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. Tradução: Maria Tereza Lopes Teixeira, 22. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1977, 464 p.
JOULE, J. P. On the mechanical equivalent of heat. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 140, p. 61-82, 1850.
KNIGHT, D. The age of science: the scientific world-view in the nineteenth century. New York: Basil Blackwell, 1986.
KOYRÉ, A. Galileu e Platão. Tradução: Maria Teresa Brito Curado, 1. ed. Lisboa: Gradiva, [s.d]. 89 p.
LEDERMAN, N. G.; ANTINK, A.; BARTOS, S. Nature of science, scientific inquiry, and socio-scientific issues arising from genetics: a pathway to developing a scientifically literate citizenry. Science & Education, v. 23, p. 285-302, 2014.
MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.
MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
PARASKEVOPOULOU, E.; KOLIOPOULOS, D. Teaching the nature of science through the millikan-ehrenhaft dispute. Science & Education, v. 20, p. 943-960, 2011.
QUEIRÓS, W. P. A articulação das culturas humanísticas e científica por meio do estudo histórico sociocultural dos trabalhos de James Prescott Joule: contribuições para a formação de professores universitários em uma perspectiva transformadora. 2012. 355 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP.
QUEIRÓS, W. P.; NARDI, R.; DELIZOICOV, D. A produção técnico-científica de James Prescott Joule: uma leitura a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 99-116, mar. 2014.
ROSENFELD, L. Joule's scientific outlook. Bulletin of the British Society for the History of Science, v. 1, n. 7, p. 169-176, 1952.
SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n. 2, p. 223-233, mai/ago. 2005.
SIBUM, H. O.; MOREL, G. Les gestes de la mesure: Joule, les pratiques de la brasserie et la science. Annales Histoire, Sciences Sociale, ano 53, n. 4/5, p. 745-774, 1998.
SILVA, C. C.; MOURA, B. A. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 1, p.1602-1610, 2008.
SOARES, L. C. O mecanismo e as bases intelectuais da revolução industrial inglesa. Economia, Curitiba, v. 27, n. 1, p. 103-133, 2001.
STEFFENS, J. H. James Prescott Joule and the concept of energy. New York: Dawson Science History Publications, 1979, 172 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >