Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência

Rodolfo Langhi, Roberto Nardi

Resumo


O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros
conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma
vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte
de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades
didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o
artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino
de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas
conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda,
breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem,
possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente.
Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas
após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério
da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional
do Livro Didático (PNLD), também são elencados.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; ensino da Astronomia; avaliação do livro didático; erros conceituais

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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