Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência

Autores

  • Rodolfo Langhi UNESP - São Paulo
  • Roberto Nardi UNESP - São Paulo

Resumo

O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.

Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, UNESP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências (Habilitação em Química) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), e é doutorando no mesmo programa, com auxilio CAPES.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Roberto Nardi, UNESP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestrado em 'Science Education' pela 'School of Education' da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Langhi, R., & Nardi, R. (2008). Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 87–111. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>