Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional

Autores

  • Rodolfo Langhi Departamento de Física – UFMS Campo Grande – MS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p373

Resumo

Desde que o chamado movimento das concepções alternativas produziu um lastro de resultados de pesquisas e ampla bibliografia nestas últimas décadas, continuamos a nos inquietar com a problemática da persistência dessas concepções em professores e alunos egressos da Educação Básica. Por isso, neste artigo, preocupamo-nos em debater o seguinte questionamento: para qual direção e atitude atual nos apontam os resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia efetuadas durante o chamado movimento das concepções alternativas? Após apresentar o apoio em uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa no âmbito das concepções alternativas em Astronomia, conduzimos uma breve reflexão crítico-ativista sobre a situação vigente da Educação em Astronomia no Brasil, evidenciando a necessidade de tomadas de posição e ações nacionais a respeito, envolvendo as comunidades de astrônomos amadores e profissionais, pesquisadores em ensino de Ciências e a escola.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Langhi, R. (2011). Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(2), 373–399. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p373

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas