Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p373Resumo
Desde que o chamado movimento das concepções alternativas produziu um lastro de resultados de pesquisas e ampla bibliografia nestas últimas décadas, continuamos a nos inquietar com a problemática da persistência dessas concepções em professores e alunos egressos da Educação Básica. Por isso, neste artigo, preocupamo-nos em debater o seguinte questionamento: para qual direção e atitude atual nos apontam os resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia efetuadas durante o chamado movimento das concepções alternativas? Após apresentar o apoio em uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa no âmbito das concepções alternativas em Astronomia, conduzimos uma breve reflexão crítico-ativista sobre a situação vigente da Educação em Astronomia no Brasil, evidenciando a necessidade de tomadas de posição e ações nacionais a respeito, envolvendo as comunidades de astrônomos amadores e profissionais, pesquisadores em ensino de Ciências e a escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >