Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p461Resumo
Resultados de pesquisas frequentemente apontam sobre as problemáticas referentes ao ensino da Astronomia e suas relações com a formação inicial de professores. Em vista disso, cursos denominados de “formação continuada” são criados visando suprir estas lacunas formativas, porém, sob uma abordagem predominantemente conteudista, não proporcionando uma mudança efetiva da prática profissional do professor. Objetivamos, assim, sinalizar a superação deste modelo formativo conteudista identificando indicadores que se apresentaram como contribuintes para uma formação de professores sob abordagens reflexivas, conduzindo a possíveis mudanças em sua atuação em relação ao ensino da Astronomia. Estes indicadores foram constituídos a partir da Análise de Conteúdo de excertos de respostas de professores participantes de um programa de formação continuada e apontam para três etapas do processo reflexivo, a saber: reconhecimento sobre a importância de ensinar Astronomia, identificação de problemáticas intrínsecas e extrínsecas que podem interferir neste processo e, finalmente, mudança de postura quanto a ensinar Astronomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >