Proposta de construção de espectroscópio como alternativa para o ensino de Astronomia

Autores

  • Lucas Guimarães Barros Mestrando em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, SP
  • Alice Assis Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Guaratinguetá, SP
  • Rodolfo Langhi Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1026

Palavras-chave:

Espectroscopia, Materiais de baixo custo, Ondas eletromagnéticas, Ensino de Astronomia, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Astronomia em sala de aula, por meio da construção de espectroscópio simples e de baixo custo, a ser construído e utilizado pelos estudantes para demonstração do espectro eletromagnético de diferentes fontes luminosas. Dentre as inúmeras possibilidades de uso do espectroscópio para o ensino de diversos temas pertinentes à Física, Astronomia e Química, destaca-se o ensino de conceitos relativos à espectroscopia. Apresenta-se fundamentação teórica sobre ensino de física e astronomia, bem como a inserção de atividades experimentais para o ensino dessas duas ciências, e o uso de materiais de baixo custo como alternativa para o ensino laboratorial. Em seguida, discute-se a técnica da espectroscopia, os fundamentos físicos que a constituem e as aplicações da mesma. Por fim, descreve-se a montagem do instrumento, sua utilização em sala de aula e sugestões de uso e abordagem oferecidas ao professor.

Biografia do Autor

Lucas Guimarães Barros, Mestrando em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, SP

Licenciado em Física (2014), atualmente, cursa o mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. 

Alice Assis, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Guaratinguetá, SP

Possui graduação em Física, Licenciatura, mestrado e doutorado em Educação Para a Ciência pela UNESP, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. Atualmente é professora da UNESP, Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Campus de Bauru.

Rodolfo Langhi, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996), mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. 

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas