Corrida de bolinhas: reflexão sobre o uso do conceito de movimento e de conservação de energia mecânica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518Resumo
Neste trabalho, propõe-se o uso de uma atividade experimental de demonstração, intitulada “corrida de bolinhas”, para que seja usada com o objetivo de discutir conceitos de movimento e de conservação de energia mecânica, a partir de uma situação problema envolvendo esses conceitos. O uso dessa atividade de forma aberta pode propiciar o interesse do aluno em aprender e, com isso, viabilizar seu envolvimento cognitivo com os conceitos trabalhados. Isso também pode facilitar o desenvolvimento de habilidades que permitam aos alunos a elaboração de explicações coerentes, para o fenômeno observado, fundamentadas nos conceitos envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >