Corrida de bolinhas: reflexão sobre o uso do conceito de movimento e de conservação de energia mecânica

Autores

  • Silmar Antonio Travain Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Alice Assis Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • José Lourenço Cindra Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518

Resumo

Neste trabalho, propõe-se o uso de uma atividade experimental de demonstração, intitulada “corrida de bolinhas”, para que seja usada com o objetivo de discutir conceitos de movimento e de conservação de energia mecânica, a partir de uma situação problema envolvendo esses conceitos. O uso dessa atividade de forma aberta pode propiciar o interesse do aluno em aprender e, com isso, viabilizar seu envolvimento cognitivo com os conceitos trabalhados. Isso também pode facilitar o desenvolvimento de habilidades que permitam aos alunos a elaboração de explicações coerentes, para o fenômeno observado, fundamentadas nos conceitos envolvidos.

Biografia do Autor

Silmar Antonio Travain, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Ciências em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (USP). Foi Coordenador do Mestrado em Ensino de Ciências, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física, Tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Física e Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Ouro Preto (MG). Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP) e atua como membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. É coordenador do Projeto CNPq “Preparação e Caracterização de Sensores Orgânicos à Base de Polímeros Semicondutores”, atuando na pesquisa de filmes finos e dispositivos à base de polímeros eletrônicos, com ênfase em propriedades elétricas de materiais. É coordenador do Projeto CNPq Museu Itinerante – Ensino de Ciências e coordenador dos projetos: Uso de Brinquedos Científicos e Instrumentação Eletrônica para o Ensino de Física e Instrumentação Eletrônica e Robótica aplicada no Ensino de Ciências, tem experiência na área de ensino e educação de ciências, atuando nos temas: formação de professores; novas tecnologias no ensino; ensino e aprendizagem de ciências; educação de jovens e adultos (EJA); novas metodologias de ensino; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); divulgação científica e museus de ciências.

Alice Assis, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Física-Licenciatura; mestrado e doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP, Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru. Participa também do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque CTS, formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de ciências, uso de atividades experimentais e de leitura de textos em sala de aula. Coordena o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Núcleo de Ensino local, o Projeto UNATI-Guaratinguetá. 

José Lourenço Cindra, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Patrice Lumumba (1979) e doutorado em Física pela Universidade Patrice Lumumba, Moscou (1989). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: calor, temperatura, ensino de física, analogias, história da ciência, dialética, Friedrich Engels e relatividade geral, Einstein.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Travain, S. A., Assis, A., & Cindra, J. L. (2018). Corrida de bolinhas: reflexão sobre o uso do conceito de movimento e de conservação de energia mecânica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 518–531. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)