Corrida de bolinhas: reflexão sobre o uso do conceito de movimento e de conservação de energia mecânica

Silmar Antonio Travain, Alice Assis, José Lourenço Cindra

Resumo


Neste trabalho, propõe-se o uso de uma atividade experimental de demonstração, intitulada “corrida de bolinhas”, para que seja usada com o objetivo de discutir conceitos de movimento e de conservação de energia mecânica, a partir de uma situação problema envolvendo esses conceitos. O uso dessa atividade de forma aberta pode propiciar o interesse do aluno em aprender e, com isso, viabilizar seu envolvimento cognitivo com os conceitos trabalhados. Isso também pode facilitar o desenvolvimento de habilidades que permitam aos alunos a elaboração de explicações coerentes, para o fenômeno observado, fundamentadas nos conceitos envolvidos.


Palavras-chave


Ensino de Física; Atividade de Demonstração Aberta; Conceitos de Movimento e Conservação de Energia Mecânica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >