Metamorfose na sala de aula: desfazendo estigmas na disciplina de Física a partir do teatro

Autores

  • Alice Assis UNESP, Campus de Guaratinguetá
  • Dulce Andreata Whitaker UNESP, Campus de Araraquara
  • Marisa Andreata Whitaker UNESP, Campus de Guaratinguetá
  • Fernando Campos Carvalho UNESP, Campus de São José dos Campos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p33

Palavras-chave:

Ensino de Física, Teatro, Autoestima, Efeito Rosenthal

Resumo

Este artigo mostra a transformação sofrida por um aluno mediante sua participação em uma peça teatral usada para abordar alguns conhecimentos associados à Física. A referida peça foi montada por uma professora que havia participado de um curso de formação continuada, no qual se buscou evidenciar a importância do reconhecimento das competências docente, mediante uma abordagem dinâmica e que possibilitou o desenvolvimento da sua autonomia e a valorização da vivência do trabalho diário. Partindo dos estudos de Rosenthal e Jacobson buscou-se compreender como esse aluno, inicialmente bloqueado pelas expectativas dos atores sociais e estigmatizado por rótulos negativos desenvolvidos no ambiente escolar, se viu impulsionado a se livrar desse estigma por obra de uma representação teatral. A descoberta desse evento singular mostra a possibilidade de uma total metamorfose em alunos tidos como incapazes e/ou desinteressados que podem descobrir, por meio do teatro, seu potencial interno e a fascinação derivada do conhecimento científico. Os resultados mostraram que esse aluno teve um considerável crescimento em seu autoconhecimento, seu autoconceito e sua autoestima. Por outro lado, a professora de Física rompeu o “efeito Rosenthal”, superando o efeito negativo da sua expectativa inicial acerca desse aluno.

Biografia do Autor

Alice Assis, UNESP, Campus de Guaratinguetá

Possui graduação em Física - Licenciatura , mestradoe doutorado em Educação Para a Ciência pela UNESP -Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação inicial e continuada de professores, atividades experimentais, leitura de textos alternativos. Coordena o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano

Dulce Andreata Whitaker, UNESP, Campus de Araraquara

Marisa Andreata Whitaker, UNESP, Campus de Guaratinguetá

Fernando Campos Carvalho, UNESP, Campus de São José dos Campos

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física