Argumentações de estudantes da primeira série do Ensino Médio sobre o tema exploração espacial abordado na perspectiva da educação CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87113

Palavras-chave:

Ensino de Física, CTS, Linhas de Raciocínio Argumentativo

Resumo

No presente artigo, analisou-se a construção de Linhas de Raciocínio Argumentativo (LRA) por estudantes em aulas de Física, mediante a aplicação de uma sequência de atividades pautada na educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada com 47 alunos da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo.  Antes da realização dessa análise foi aplicado aos estudantes um questionário, por meio da plataforma google forms, sobre aspectos relacionados à Ciência, à Tecnologia e à Sociedade.   A partir das suas respostas a esse questionário, escolheu-se a temática exploração espacial para ser trabalhada na referida sequência de atividades. A análise das LRA construídas pelos alunos no decorrer da aplicação de tal sequência de atividades se deu a partir de algumas produções textuais por eles elaboradas. Para essa análise, utililizou-se um modelo que permite a investigação da construção das LRA, elaborado a partir do padrão de Toulmin. Os resultados evidenciaram que as ideias iniciais dos estudantes são relevantes para a construção de uma sequência de atividades relacionada aos princípios e parâmetros da educação CTS e que a sua aplicação favoreceu a construção de LRA pelos discentes, contemplando aspectos relacionados à estrutura de um argumento e aos conceitos de Física, sendo possível tecer relações entre as LRA dos alunos e os referidos princípios e parâmetros.

Biografia do Autor

Idmaura Calderaro Martins Galvão, Escola Estadual “Professora Miquelina Cartolano”

Possui graduação em Licenciatura em Física pela UNESP, Campus de Guaratinguetá (2005); Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela EEL, USP (2015); Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP, Campus de Bauru (2020). É professora de Educação Básica II da Escola Estadual do Programa de Ensino Integral “Professora Miquelina Cartolano”, Lorena, SP.

Alice Assis, UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Física; Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. Atualmente, é professora da UNESP, Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Campus de Bauru.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 279 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1982.

FERNANDES; R. F., STRIEDER, R. B. Dificuldades enfrentadas por professores na implementação de propostas CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI, 2017, Universidade Federal de Santa Catarina. Anais [...]. Florianópolis: SC, 2017. p. 1-9.

GALVÃO, I. C. M. Interação discursiva e argumentação dos alunos no Ensino de Física. 221f. 2020. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência-Área de concentração: Ensino de Ciências) - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru.

LEMKE, J. L. Aprender a hablar ciencia: language, aprendizaje y valores. Barcelona: Paidós, 1997.

MARTINS, M; JUSTI, R. Uma nova metodologia para analisar raciocínios argumentativos. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 7-27, 2017.

JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P.; AGRASO, M. F. A argumentação sobre questões sociocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento em sala de aula. Educação em revista, v. 43, p. 13-33, 2006.

PEZARINI, A. R; MACIEL, M. D. O ensino de ciências pautado nos vieses CTS e das questões sociocientíficas para a construção da argumentação: um olhar para as pesquisas no contexto brasileiro. REnCiMa, v. 9, n. 5, p. 169-188, 2018.

SANTOS, W. L. P. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2012.

STRIEDER, R. B; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017.

SÃO PAULO. Secretaria do Estado de Educação. Currículo em Ação: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2021. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021 /07/Caderno-do-Aluno-2021-1%C2%AAS%C3%A9rie-Ensino-M%C3%A9dio_final-impressao.pdf

SOUZA, N, S; QUEIROZ, S. L. Quadro analítico para discussões argumentativas em fóruns on-line: aplicação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 3, p. 145-170, 2018.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 375p.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Galvão, I. C. M. ., & Assis, A. (2023). Argumentações de estudantes da primeira série do Ensino Médio sobre o tema exploração espacial abordado na perspectiva da educação CTS. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 33–56. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87113

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)