Argumentações de estudantes da primeira série do Ensino Médio sobre o tema exploração espacial abordado na perspectiva da educação CTS
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87113Palavras-chave:
Ensino de Física, CTS, Linhas de Raciocínio ArgumentativoResumo
No presente artigo, analisou-se a construção de Linhas de Raciocínio Argumentativo (LRA) por estudantes em aulas de Física, mediante a aplicação de uma sequência de atividades pautada na educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada com 47 alunos da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Antes da realização dessa análise foi aplicado aos estudantes um questionário, por meio da plataforma google forms, sobre aspectos relacionados à Ciência, à Tecnologia e à Sociedade. A partir das suas respostas a esse questionário, escolheu-se a temática exploração espacial para ser trabalhada na referida sequência de atividades. A análise das LRA construídas pelos alunos no decorrer da aplicação de tal sequência de atividades se deu a partir de algumas produções textuais por eles elaboradas. Para essa análise, utililizou-se um modelo que permite a investigação da construção das LRA, elaborado a partir do padrão de Toulmin. Os resultados evidenciaram que as ideias iniciais dos estudantes são relevantes para a construção de uma sequência de atividades relacionada aos princípios e parâmetros da educação CTS e que a sua aplicação favoreceu a construção de LRA pelos discentes, contemplando aspectos relacionados à estrutura de um argumento e aos conceitos de Física, sendo possível tecer relações entre as LRA dos alunos e os referidos princípios e parâmetros.
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