Study of free fall in Physics lessons in the Hight School from a time marker and Science History

Authors

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Samuel José de Carvalho Graduating Physics Student, Universidade Estadual Paulista
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • José Lourenço Cindra Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1004

Abstract

It has already been studied and there is already a consensus among researchers in Science Teaching, that experimental activities are very important for the teaching and learning process of scientific concepts, however, are also known to the multiple and varied difficulties faced by teachers In developing them in real classroom situation with their students. Research has also shown to be significant the contributions that the History of Science can bring to the work of the science teacher in planning and directing didactic activities in the classroom. In this work, we propose a version of a low cost and easy construction time marker for the determination of the local gravity acceleration and the use of the History of Science as an important resource to the teacher for the planning of discussions with the students on the movement of free fall.

Author Biographies

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 5). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Samuel José de Carvalho, Graduating Physics Student, Universidade Estadual Paulista

É técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (2014). Atualmente cursa Física na Unesp de Guaratinguetá e realiza iniciação científica no InovEE, auxiliando no desenvolvimento do laboratório de experimentação remota.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado pelo IF-USP (2007). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Física e Química, UNESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Unesp, Bauru. Orienta também no Mestrado em Ensino de Ciência, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, Museus e Centros de Ciências, pluralismo metodológico, emoção e motivação, atividades experimentais e divulgação científica.

José Lourenço Cindra, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Nascido em 10 de agosto de 1949, em Manhuaçu, MG. Atualmente reside em Guaratinguetá, SP. Graduação e Pós Graduação em Física, na Universidade da Amizade dos Povos “Patrice Lumumba”, Moscou, ex URSS. Graduação em Física: 1979, Pós Graduação em Física: Doutorado em 1989.

Trabalhou como Professor de Matemática, nível de graduação, na Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares, MG, no período de 1980 a 1982.

Trabalhou como Professor de Física, nível graduação, na condição de professor cooperante, na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, entre 1982 e 1984.

Atualmente é Professor no Departamento de Física e Química (DFQ) na FEG, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, campus da UNESP, em Guaratinguetá, SP. Trabalha nessa instituição de ensino superior como Professor de Física, com dedicação exclusiva, desde dezembro de 1989.

Atua em Ensino de Física e História da Ciência, é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Published

2018-12-18

How to Cite

Monteiro, M. A. A., Carvalho, S. J. de, Monteiro, I. C. de C., & Cindra, J. L. (2018). Study of free fall in Physics lessons in the Hight School from a time marker and Science History. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 1004–1019. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1004

Issue

Section

Atividades experimentais no ensino de Física

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>