Determinação de sacarose no xarope artificial de groselha por medidas de viscosidade: uma abordagem interdisciplinar

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Ednilson Luiz Silva Vaz, Matheus de Moura Sampaio, Eduardo Norberto Codaro, Heloisa Andréa Acciari

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio propõem que o desenvolvimento curricular se estabeleça a partir de uma lógica na qual as disciplinas estejam integradas e articuladas de modo a favorecer a interdisciplinaridade. Contudo, são poucas as atividades de caráter didático-pedagógicas que possibilitam aos professores, na prática, a concretizarem esse objetivo. Neste trabalho, propõe-se uma atividade experimental para ser desenvolvida com alunos do Ensino Médio, abordando o conceito de viscosidade a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Química. Para tal fim, os tempos de escoamento de soluções de sacarose de diferentes concentrações serão medidos em um copo Ford e os dados obtidos serão usados para a construção de uma curva de calibração, que será usada para medir a concentração de sacarose no xarope artificial.


Palavras-chave


Viscosidade; Sacarose; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p566

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >