Protótipo de uma atividade experimental para o estudo da cinemática realizada remotamente

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • José Silvério Edmundo Germano Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA
  • Fretz Sievers Junior Faculdade de Tecnologia Mogi, FATEC Mogi das Cruzes – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p191

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação de um protótipo relativo a um experimento de cinemática que pode ser controlado remotamente via internet. Para tanto, utilizamos microcontroladores da família PIC, visando controlar a velocidade de carrinhos de brinquedo. O intuito foi investigar a possibilidade de se construir um laboratório de Ensino de Física totalmente controlado remotamente com vistas a apoiar cursos de formação inicial e continuada de professores ministrados a distância. A avaliação do protótipo foi realizada por quinze alunos de um curso presencial de Graduação em Física, no âmbito da disciplina de Instrumentação para o Ensino da Física. Os resultados apontam para a viabilidade da utilização desse recurso.

 

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 5). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, teoria sócio-cultural, atividades de demonstração e divulgação científica.

José Silvério Edmundo Germano, Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1985) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas. Atualmente, atua fortemente no desenvolvimento de projetos ligados ao ensino de Física pela WEB.

Fretz Sievers Junior, Faculdade de Tecnologia Mogi, FATEC Mogi das Cruzes – SP

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Braz Cubas (2001), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005), Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011). Atualmente é Engenheiro de Sistemas, Professor Associado da Faculdade de Tecnologia Mogi e Faculdade de Tecnologia de Mauá, Universidade Braz Cubas presencial e em Ensino a Distância, Faculdade Unida Suzano, Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Simulação, Web Sites, Ensino a Distância, e-commerce, Ambientes de Ensino a Distância, Sistemas de Informação e Auditoria de Sistemas.

Downloads

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., Germano, J. S. E., & Junior, F. S. (2013). Protótipo de uma atividade experimental para o estudo da cinemática realizada remotamente. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(1), 191–208. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p191

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)