Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229Resumo
A Resolução número 3 da Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE) de 26 de junho de 1998 (BRASIL, 1998), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, destaca a interdisciplinaridade em seu artigo 8. Contudo, quase catorze anos depois, a realidade na maioria de nossas escolas é a adoção de uma metodologia meramente disciplinar, tendo em vista a dificuldade em se planejar atividades de ensino desse tipo. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de atividade experimental interdisciplinar que permite uma abordagem do conceito de tensão superficial aproximando físicos e químicos. A ideia é que os alunos determinem o teor alcoólico da cachaça e que discutam os conceitos de tensão superficial e das forças existentes entre moléculas iguais, similares e diferentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >