Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro UNESP - São Paulo
  • Ednilson Luiz da Silva Vaz UNESP
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNESP
  • Eduardo Norberto Codaro UNESP
  • Heloisa Andréa Acciari UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229

Resumo

A Resolução número 3 da Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE) de 26 de junho de 1998 (BRASIL, 1998), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, destaca a interdisciplinaridade em seu artigo 8. Contudo, quase catorze anos depois, a realidade na maioria de nossas escolas é a adoção de uma metodologia meramente disciplinar, tendo em vista a dificuldade em se planejar atividades de ensino desse tipo. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de atividade experimental interdisciplinar que permite uma abordagem do conceito de tensão superficial aproximando físicos e químicos. A ideia é que os alunos determinem o teor alcoólico da cachaça e que discutam os conceitos de tensão superficial e das forças existentes entre moléculas iguais, similares e diferentes.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP - São Paulo

Ednilson Luiz da Silva Vaz, UNESP

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNESP

Eduardo Norberto Codaro, UNESP

Heloisa Andréa Acciari, UNESP

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Vaz, E. L. da S., Monteiro, I. C. de C., Codaro, E. N., & Acciari, H. A. (2012). Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(2), 229–245. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)