Atividades experimentais e simulações computacionais: integração para a construção de conceitos de transferência de energia térmica no Ensino Médio

Autores

  • Fernanda Teresa Moro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim, RS
  • Italo Gabriel Neide Centro Universitário Univates, Lageado, RS
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário Univates, Lageado, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p987

Palavras-chave:

Atividades experimentais, Simulações computacionais, Transferência de energia térmica, Ensino de Física, Mapas conceituais

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Erechim, Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou investigar as implicações do uso de simulações vinculadas às atividades experimentais na aprendizagem significativa dos estudantes no tópico transferência de energia térmica. Para as atividades experimentais e as simulações computacionais foram planejadas atividades para desenvolver o senso crítico do aluno frente aos experimentos. Os dados analisados apontaram que: a) os estudantes evidenciaram, no questionário semiestruturado dos conhecimentos prévios, antes da intervenção pedagógica, a falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos de propagação da energia térmica, pois não diferenciavam calor e temperatura, o que para muitos significavam sinônimos; b) o material elaborado e proposto nesta prática mostrou ser potencialmente significativo, pois contribuiu para que houvesse modificação, enriquecimento e elaboração de subsunçores presentes nas estruturas cognitivas de alguns alunos, possibilitando a relação entre o conteúdo e fenômenos que muitas vezes são observados no cotidiano, bem como a diferenciação entre as três formas de transferência de energia térmica e, a existência concomitante delas; c) os estudantes, diante da proposta apresentada, estavam motivados e predispostos para trabalhar com as atividades experimentais e as simulações, realizando estas com entusiasmo e demonstrando interesse, favorecendo a ocorrência da aprendizagem significativa; d) a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação (ao término das atividades propostas) evidenciaram alterações nos subsunçores dos estudantes, bem como apontaram que as atividades experimentais vinculadas às simulações computacionais podem ser uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem de alguns conceitos de transferência de energia térmica. Ao final da pesquisa, foi disponibilizado um produto educacional para auxiliar outros professores em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Fernanda Teresa Moro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim, RS

Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2016), graduação em Matemática (habilitação também em Física e Desenho Geométrico) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005), especialização em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e Especialização em Física Experimental pela Universidade de Passo Fundo (2008). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim.

Italo Gabriel Neide, Centro Universitário Univates, Lageado, RS

Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutor pela Universität Duisburg-Essen. Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário Univates, Lageado, RS

Graduação em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas