Elementos metacognitivos que emergem de uma intervenção didática no ensino de Física

Autores

  • Andréia Spessatto de Maman Universidade do Vale do Taquari
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari
  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83582

Palavras-chave:

Metacognição, Ensino de Física, Ensino Superior, Atividades Experimentais, Simulações Computacionais

Resumo

Estudantes ingressantes no Ensino Superior têm apresentado lacunas em sua formação, em especial na área das Ciências Exatas. Nesta perspectiva, a metacognição pode ser uma forma de contribuir na aprendizagem destes estudantes. O objetivo deste artigo é apresentar a análise sobre ações de pensamento metacognitivo realizada em uma intervenção didática, com base nos elementos metacognitivos: pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida, com 16 alunos, matriculados na disciplina de Física 1 de diferentes cursos de engenharia, em uma universidade localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul/RS. Os aportes teóricos sustentam-se em estudos já realizados sobre a metacognição e aplicados ao ensino de Física. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, estes foram coletados de diferentes formas, a saber: questionários metacognitivos; diários de campo para registros da observação sistemática da professora/pesquisadora; gravação de áudio dos alunos, em pequenos grupos, durante a realização das atividades. Os dados foram analisados e organizados seguindo os elementos metacognitivos propostos por Flavell (1971) e Brown (1978) e interpretados por Rosa (2011). Para cada elemento metacognitivo foram estabelecidos balizadores que são ações que se referem a cada um dos elementos. Com a análise realizada foi possível verificar, com maior ou menor profundidade, os elementos metacognitivos que emergiram durante a aplicação do roteiro-guia, pois alguns alunos ainda não expressaram ou escreveram com clareza seu pensamento metacognitivo pois esse processo é longo e necessita de uma relação de confiança entre aluno e professor. Pode-se inferir que foi possível compreender a metacognição como aliada à promoção dos processos de ensino e de aprendizagem e verificou-se que os elementos metacognitivos (pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação) precisam atuar juntos, pois se influenciam mutuamente no sentido de auxiliar na ativação do pensamento metacognitivo. Levar o aluno a refletir ao longo do processo de aprendizagem, promovendo o pensamento metacognitivo, é ensiná-lo a ser estratégico, aumentar sua consciência sobre as operações e decisões diante de um desafio ou escolha a ser feita, sendo autônomo.

Biografia do Autor

Andréia Spessatto de Maman, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Exatas (2005), Mestrado Profissional em Ciências Exatas (2010) e Doutorado em Ensino (2021) pela Univates (2021).

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2012); Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004); Especialização em Pós-Graduação em Gestão Universitária pela Universidade do Vale do Taquari (2012); Especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997); Graduação em Matemática, Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989); Graduação em Ciências, Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987).

Italo Gabriel Neide, Universidade do Vale do Taquari

Possui Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Maman, A. S. de ., Quartieri, M. T., & Neide, I. G. (2022). Elementos metacognitivos que emergem de uma intervenção didática no ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 743–768. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83582

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física