Atividades prático-experimentais no ensino de Física

Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265

Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o papel das atividades prático-experimentais no ensino de física a partir de nossas leituras. Trata-se de uma reflexão sobre essas atividades que são consideradas essenciais a fim de minimizar as dificuldades em aprender e ensinar. Para tal, trouxemos autores que não somente defendem seu uso como também aqueles que são críticos sobre a função pedagógica dessas atividades tal como são realizadas, sobretudo entre os pesquisadores que associam seu uso ao reforço de uma visão ingênua e positivista da ciência. Espera-se, assim, contribuir com uma reflexão crítica dos atores envolvidos com o ensino de física que tenham como objeto de investigação o laboratório didático.


Palavras-chave


Atividade Prático-experimental; Laboratório Didático; Ensino de Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265

 


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