Practical-experimental activities in Physics Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265

Abstract

In this paper we present a discussion about the role of practical-experimental activities in physics education from our readings. It is a reflection on those activities that are considered essential in order to minimize difficulties in learning and teaching processes. To this end, we brought authors who not only advocate the use as well as those who are critical of the pedagogical function of these activities as they are carried out, particularly among researchers who associate their use strengthening of a naive and positivist view of science. It is expected, therefore, to contribute to a critical reflection of the actors involved in the physics education to have didactic laboratory as a research object.

Author Biographies

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

lattes.cnpq.br/7374980263691850

Marcus Vinicius Pereira possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Física (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na área de Novas Tecnologias no Ensino de Física (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mantém vínculo com o Laboratório de Vídeo Didático (LVE) do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como professor e pesquisador desde 2006. Leciona Física em cursos de nível médio-técnico, e disciplinas nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências e de Mestrado em Ensino de Ciências do IFRJ, onde orienta alunos de pós-graduação. De 1999 a 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE-RJ). Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase na tríade Tecnologia, Educação & Cultura, que dá nome ao Grupo de Pesquisa que lidera (GPTEC - www.gptec.org). Atua também no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual em contextos educativos do ensino de ciências. Sua publicação nos últimos anos concentra-se em artigos em periódicos, livros, trabalhos em eventos nacionais e internacionais, além de trabalhos técnicos, cursos e materiais instrucionais. Orienta estudantes de mestrado, de especialização e de iniciação científica. Foi contemplado no Edital FAPERJ Nº 06/2015 - programa 'Jovem Cientista do Nosso Estado - 2015' com o projeto intitulado "Análise do uso de vídeos como ferramenta complementar de estudo no ensino de ciências".

Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ (2013) com a pesquisa focada no livro didático de Ciências. Atualmente encontra-se como conteudista-coordenadora do 9 ano do CEDERJ e professora permanente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRJ de Nilópolis.

Published

2017-05-05

How to Cite

Pereira, M. V., & Moreira, M. C. do A. (2017). Practical-experimental activities in Physics Education. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 265–277. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265

Issue

Section

Atividades experimentais no ensino de Física