O estudo da Óptica na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma sequência didática diversificada

Autores

  • Elisete Lopes da Cunha Centro Universitário UNA, Belo Horizonte
  • Adriana Gomes Dickman Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p262

Resumo

Neste artigo discutimos a aplicação de uma sequência didática para ensinar Óptica para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A sequência de atividades, composta por estratégias como exibição de vídeos, leitura de artigos de divulgação científica, reconstrução e demonstração de experimentos, e discussões em grupo, foi elaborada tendo por base um ensino de física contextualizado visando uma formação caracterizada pela autonomia intelectual e pensamento crítico. O referencial teórico baseia-se na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, que inter-relaciona o aprendizado e o desenvolvimento do indivíduo com a interação deste com o meio social. Na aplicação da sequência de atividades, duas etapas foram essenciais: o pré-teste, no qual foram identificadas as necessidades de aprendizagem dos alunos, bem como seus conhecimentos prévios sobre fenômenos da Óptica; e o pós-teste, que permitiu identificar o desenvolvimento da aprendizagem na maioria dos alunos, indicando o início de uma construção de conceitos científicos a partir dos conceitos espontâneos previamente identificados.

Biografia do Autor

Elisete Lopes da Cunha, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares, Universidade Federal de Minas Gerais, na área de dosimetria das radiações. Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (Ênfase em Ensino de Física) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora dos cursos de Engenharias do Centro Universitário UNA, Instituto Politécnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação Científica, Ensino de Física, Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Adriana Gomes Dickman, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York. Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook e na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no Ensino de Física e no Ensino de Física para estudantes cegos; em Física estatística, desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos. Bolsista Pesquisadora Mineira pela Fapemig no período 2015-2017.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Cunha, E. L. da, & Dickman, A. G. (2018). O estudo da Óptica na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma sequência didática diversificada. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 262–289. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p262

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas