A instituição da “Física de Partículas Elementares” como disciplina científica e sua relação com a formação de professores

Autores

  • Antonio Augusto Passos Videira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana Faria Brito Francisquini Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p81

Resumo

O debate acerca da consolidação de uma nova área como disciplina científica não é um assunto devidamente explorado na literatura, à parte sua importância para a formação de professores. Ao contrário do que se poderia imaginar, as disciplinas científicas não são uma maneira espontânea de como os fenômenos se apresentam na natureza.  Elas são resultado da atividade humana; tendo, cada disciplina, sua própria história. Com o objetivo de reforçar essa tese, apresentaremos o exemplo da constituição da Física de Partículas Elementares como disciplina científica. Por meio desse episódio, pretendemos também mostrar como questões epistemológicas podem ser discutidas durante a formação dos professores a fim de obterem uma visão mais clara sobre os processos pelos quais a ciência se desenvolve.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Passos Videira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia e História das Ciências (Universidade Paris VII, 1992), Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Bolsista de Produtividade do CNPq, Colaborador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Presidente do Instituto de Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Mariana Faria Brito Francisquini, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Aluna do Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa CAPES. É integrante do quadro de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Niterói.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Videira, A. A. P., & Francisquini, M. F. B. (2018). A instituição da “Física de Partículas Elementares” como disciplina científica e sua relação com a formação de professores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 81–96. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p81

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência