Implementação da Mecatrônica no ensino de Física: construção de ações investigativas através dos Dispositivos Mecatrônicos Educacionais

Alberto de Castro Baptista, Maxwell Roger da Purificação Siqueira

Resumo


Observa-se que muitos alunos do Ensino Médio têm dificuldade de relacionar os conteúdos de Física a situações cotidianas e também de perceber a sua importância na resolução de problemas em situações reais. Neste sentido, há esforços em superar as concepções de um ensino de Física descontextualizado, e que favorece o acúmulo de informações. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta considerações sobre uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o primeiro ano do Ensino Médio/Técnico, utilizando protótipos mecatrônicos para a realização de práticas experimentais investigativas, a partir do seguinte do problema social: acidentes no trânsito. Diante da situação problema apresentada, os alunos reunidos em equipe, participam de ações investigativas como: coleta de informações, discussão de soluções, elaboração e teste de hipóteses, produção textual e apreensão de conhecimentos científicos. Nesse contexto, utilizamos como base teórica para tratar de atividades experimentais que sustentam um Ensino de Física que visa a Alfabetização Científica, os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho (2011) e as cinco etapas para as atividades experimentais investigativas de Carvalho (2010). No que se refere aos dados proeminentes da execução das atividades como vídeos, imagens, diários de bordo e relatórios. Espera-se que os resultados deste trabalho proporcionem reflexões críticas sobre práticas metodológicas pautadas na utilização da mecatrônica, ressaltando a importância de um Ensino de Ciências contextualizado, que dê significado aos seus conteúdos, que estimule e desenvolva o espírito científico do discente e do docente.


Palavras-chave


Ensino de Física; Alfabetização Científica; Mecatrônica

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p550

 


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