Implementação da Mecatrônica no ensino de Física: construção de ações investigativas através dos Dispositivos Mecatrônicos Educacionais

Autores

  • Alberto de Castro Baptista Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Secretaria do Estado da Bahia/SEC-BA
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz, Secretaria do Estado da Bahia/SEC-BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p550

Resumo

Observa-se que muitos alunos do Ensino Médio têm dificuldade de relacionar os conteúdos de Física a situações cotidianas e também de perceber a sua importância na resolução de problemas em situações reais. Neste sentido, há esforços em superar as concepções de um ensino de Física descontextualizado, e que favorece o acúmulo de informações. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta considerações sobre uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o primeiro ano do Ensino Médio/Técnico, utilizando protótipos mecatrônicos para a realização de práticas experimentais investigativas, a partir do seguinte do problema social: acidentes no trânsito. Diante da situação problema apresentada, os alunos reunidos em equipe, participam de ações investigativas como: coleta de informações, discussão de soluções, elaboração e teste de hipóteses, produção textual e apreensão de conhecimentos científicos. Nesse contexto, utilizamos como base teórica para tratar de atividades experimentais que sustentam um Ensino de Física que visa a Alfabetização Científica, os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho (2011) e as cinco etapas para as atividades experimentais investigativas de Carvalho (2010). No que se refere aos dados proeminentes da execução das atividades como vídeos, imagens, diários de bordo e relatórios. Espera-se que os resultados deste trabalho proporcionem reflexões críticas sobre práticas metodológicas pautadas na utilização da mecatrônica, ressaltando a importância de um Ensino de Ciências contextualizado, que dê significado aos seus conteúdos, que estimule e desenvolva o espírito científico do discente e do docente.

Biografia do Autor

Alberto de Castro Baptista, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Secretaria do Estado da Bahia/SEC-BA

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (1997), Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), graduado em Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Participou do projeto de Extensão Zênite: Espaçomodelismo, educação espacial e ciência na escola (2009). Atualmente é professor regente de Física do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães que está vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tutor do curso de Licenciatura em Física, modalidade à distância (Ead), da Universidade Estadual de Santa Cruz. Desenvolve trabalhos com dispositivos mecatrônicos para o Ensino de Física sob a perspectiva da Alfabetização Científica.

Maxwell Roger da Purificação Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Secretaria do Estado da Bahia/SEC-BA

Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenador geral de estágios da UESC, coordenador do subprojeto do PIBID de Física e atualmente está na coordenação de Gestão do PIBID/UESC. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (2013-2015). Desenvolve pesquisas voltadas à formação de professores de Ciências, com ênfase em processos de inovações curriculares com a inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica, a partir do desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem, e também com a Situação de Estudo. Tem experiência também com a divulgação científica com projeto itinerante.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Baptista, A. de C., & Siqueira, M. R. da P. (2018). Implementação da Mecatrônica no ensino de Física: construção de ações investigativas através dos Dispositivos Mecatrônicos Educacionais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 550–572. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p550

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física