Implementação da Mecatrônica no ensino de Física: construção de ações investigativas através dos Dispositivos Mecatrônicos Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p550Resumo
Observa-se que muitos alunos do Ensino Médio têm dificuldade de relacionar os conteúdos de Física a situações cotidianas e também de perceber a sua importância na resolução de problemas em situações reais. Neste sentido, há esforços em superar as concepções de um ensino de Física descontextualizado, e que favorece o acúmulo de informações. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta considerações sobre uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o primeiro ano do Ensino Médio/Técnico, utilizando protótipos mecatrônicos para a realização de práticas experimentais investigativas, a partir do seguinte do problema social: acidentes no trânsito. Diante da situação problema apresentada, os alunos reunidos em equipe, participam de ações investigativas como: coleta de informações, discussão de soluções, elaboração e teste de hipóteses, produção textual e apreensão de conhecimentos científicos. Nesse contexto, utilizamos como base teórica para tratar de atividades experimentais que sustentam um Ensino de Física que visa a Alfabetização Científica, os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho (2011) e as cinco etapas para as atividades experimentais investigativas de Carvalho (2010). No que se refere aos dados proeminentes da execução das atividades como vídeos, imagens, diários de bordo e relatórios. Espera-se que os resultados deste trabalho proporcionem reflexões críticas sobre práticas metodológicas pautadas na utilização da mecatrônica, ressaltando a importância de um Ensino de Ciências contextualizado, que dê significado aos seus conteúdos, que estimule e desenvolva o espírito científico do discente e do docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >