Aceleradores e detectores de partículas no ensino médio: uma sequência de ensino-aprendizagem

Autores

  • Yasmin Alves dos Reis Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA
  • Larruana Montanha Universidade Estadual de Santa Cruz,Ilhéus, BA
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p751

Palavras-chave:

Física Moderna e Contemporânea, Teaching Learning Sequences, Transposição Didática, Aceleradores e Detectores de partículas

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de sequência de ensino e aprendizagem sobre Aceleradores e Detectores de Partículas (ADP), pautado na discussão sobre a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica. A proposta utilizou o referencial teórico-metodológico da Teaching Learning Sequences (TLS) fundamentada na Design Based Research (DBR), que visa a construção da sequência a partir de um processo cíclico que desenvolve, aplica e reconstrói sequências baseadas em tópicos específicos. Após construção, a sequência foi implementada em uma escola pública federal, em turmas da 3a série do Ensino Médio. As informações coletadas foram analisadas tendo em vista as fases da estrutura didática (protoprincípio de design) propostas no referencial de construção desse tipo de sequência, permitindo avaliá-la e redesenhá-la para uma nova implementação. Nesta análise foi possível encontrar lacunas de aprendizagem e a necessidade de sistematização do conhecimento, porém permitiu encontrar indícios de apropriação de conhecimentos científicos pelos estudantes, que é um indicativo de potencialidade da sequência.

Biografia do Autor

Yasmin Alves dos Reis Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Licenciada em Física (2014) e Mestre (2017) em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realiza pesquisas com a temática da Física Moderna e Contemporânea. Atualmente é  professora de Física no ensino médio na rede particular.

Larruana Montanha, Universidade Estadual de Santa Cruz,Ilhéus, BA

Licenciada em Física (2017) pela Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Realiza estudos e pesquisas em Educação em Ciências: Metodologia e Ensino de Ciências e Física; Ensino de Física Moderna Contemporânea (FMC) na Educação básica.

Maxwell Roger da Purificação Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestre em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutor em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenador geral de estágios da UESC, coordenador do subprojeto do PIBID de Física e atualmente está na coordenação de Gestão do PIBID/UESC. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (2013-2015). Desenvolve pesquisas voltadas à formação de professores de Ciências, com ênfase em processos de inovações curriculares com a inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica, a partir do desenvolvimento de sequências didáticas, e também com a Situação de Estudo.

Referências

ALVES-FILHO, J. P. Atividades Experimentais: Do Método a Prática Construtivista. 2000. Tese (Doutorado em Educação em Ensino de Ciências Naturais) - UFSC, Florianópolis.

ARAÙJO, M. C. Energia Nuclear e Radioatividade na Escola de nível médio: um olhar a partir dos acidentes nucleares. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - PUC, Belo Horizonte.

ARAÚJO, M. C.; HOSOUME, Y. A Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: algumas tendências da última década. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo.

BATISTA, C. A. Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: subsídios teórico-metodológicos para a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ensino de Ciências) - UESC, Ilhéus.

BATISTA, C. A. S.; SIQUEIRA, M. Um olhar da Transposição Didática para uma sequência de ensino sobre radioatividade baseada na estrutura da TLS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia. v. único.

BATISTA, C. A. S.; SIQUEIRA, M. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 880-902, dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n3p880/35527>.

BATISTA, C. A; SIQUEIRA; M; REIS, Y. Design de uma TLS sobre a Radioatividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, 2015, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais...

CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado.1. ed. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

COLLECTIVE Design-Based Research: An Emerging Paradigm for Educational Inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 5, p. 1-5, 2003.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

KNEUBIL, F. B. O percurso epistemológico dos saberes e a equivalência massa energia. 2014. Tese (Doutorado em Educação), USP, São Paulo.

LEACH, J.; SCOTT, P. The concept of learning demand as a tool for designing teaching sequences. In: MEETING RESEARCH-BASED TEACHING SEQUENCES, 2000, Université Paris VII, France.

LIJNSE, P. L. La recherche-developpement: une voie vers une ‘structure didactique’ dela physique empiriquement fondee. Didaskalia, v. 3, p. 93-108, 1994.

LIJNSE, P; KLAASSEN, C. W. J. M. Didactical structures as an outcome of research on teaching-learning sequences? International Journal of Science Education, London, v. 26, n. 5, p. 537-554, 2004.

MÉHEUT, M; PSILLOS, D. Teaching-learning sequences: Aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, London v. 26, n. 5, p. 515-535. Abril 2004.

MELZER, E. E. M. Do saber sábio ao saber a ensinar: a transposição didática do conteúdo modelo atômico de livros de química. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2012.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

NICOLAU, J.; GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. Estrutura Baseada em Fluxo: Sequência de Ensino-Aprendizagem Sobre Relatividade do Tempo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Atualização do currículo de física na escola de nível médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação Inicial de professores. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 18, n. 2, p. 135-151, ago. 2001.

PAIS, L. C. Didática da matemática: Uma análise da influência francesa. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

PEREIRA, P. A; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 393-420, 2009.

PESSANHA, M. B.; PIETROCOLA, M. O ensino de estrutura da matéria e aceleradores de partículas: uma pesquisa baseada em design. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 361-388, 2016.

PIETROCOLA, M. Inovação Curricular e Gerenciamento de Riscos Didático Pedagógicos: o ensino de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea na escola média. Faculdade de Educação, USP. Out. 2010.

PINHEIRO, L. A. A câmara de nuvens: uma abordagem integrada entre a Física Clássica e a Física Moderna. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 517-528, 2015.

PINTO, A. C; ZANETIC, J. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 7-34, 1999.

PLOMP, T. E.; NIEVEEN, N. An Introduction to Educational Design Research. 3 rd. Netzodruk Enschede, 2010. p. 10-51.

SILVA, Y. A. R.; SIQUEIRA, M.; BATISTA, C. A. S. Aceleradores e detectores de partículas sob o olhar da Transposição Didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindoia.

SIQUEIRA, M. Do visível ao indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - USP, São Paulo.

TERRAZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.

TIBERGHIEN, A.; VINCE, J.; GAIDIOZ, P. Design-based Research: Case of a teaching sequence on mechanics. International Journal of Science Education, v. 31, n. 17, p. 2275-2314, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas