Aceleradores e detectores de partículas no ensino médio: uma sequência de ensino-aprendizagem

Autores

  • Yasmin Alves dos Reis Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA
  • Larruana Montanha Universidade Estadual de Santa Cruz,Ilhéus, BA
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p751

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de sequência de ensino e aprendizagem sobre Aceleradores e Detectores de Partículas (ADP), pautado na discussão sobre a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica. A proposta utilizou o referencial teórico-metodológico da Teaching Learning Sequences (TLS) fundamentada na Design Based Research (DBR), que visa a construção da sequência a partir de um processo cíclico que desenvolve, aplica e reconstrói sequências baseadas em tópicos específicos. Após construção, a sequência foi implementada em uma escola pública federal, em turmas da 3a série do Ensino Médio. As informações coletadas foram analisadas tendo em vista as fases da estrutura didática (protoprincípio de design) propostas no referencial de construção desse tipo de sequência, permitindo avaliá-la e redesenhá-la para uma nova implementação. Nesta análise foi possível encontrar lacunas de aprendizagem e a necessidade de sistematização do conhecimento, porém permitiu encontrar indícios de apropriação de conhecimentos científicos pelos estudantes, que é um indicativo de potencialidade da sequência.

Biografia do Autor

Yasmin Alves dos Reis Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Licenciada em Física (2014) e Mestre (2017) em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realiza pesquisas com a temática da Física Moderna e Contemporânea. Atualmente é  professora de Física no ensino médio na rede particular.

Larruana Montanha, Universidade Estadual de Santa Cruz,Ilhéus, BA

Licenciada em Física (2017) pela Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Realiza estudos e pesquisas em Educação em Ciências: Metodologia e Ensino de Ciências e Física; Ensino de Física Moderna Contemporânea (FMC) na Educação básica.

Maxwell Roger da Purificação Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestre em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutor em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenador geral de estágios da UESC, coordenador do subprojeto do PIBID de Física e atualmente está na coordenação de Gestão do PIBID/UESC. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (2013-2015). Desenvolve pesquisas voltadas à formação de professores de Ciências, com ênfase em processos de inovações curriculares com a inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica, a partir do desenvolvimento de sequências didáticas, e também com a Situação de Estudo.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

dos Reis Silva, Y. A., Montanha, L., & Siqueira, M. R. da P. (2020). Aceleradores e detectores de partículas no ensino médio: uma sequência de ensino-aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 751–781. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p751

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas