A imaginação como recurso heurístico na construção do conhecimento científico e algumas implicações para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p660Resumo
Discute-se, neste artigo, que a imaginação configura-se como um recurso heurístico ativo nos processos sociais e históricos de construção do conhecimento científico, podendo ser utilizada, por exemplo, no desenvolvimento de experimentos mentais. Tais experimentos servem como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento científico, principalmente ao serem empregados, considerando-se a imaginação como recurso que guiará as possíveis alterações que uma conjectura poderá sofrer, ao longo de seu desenvolvimento. Explora-se, ainda, a importância de tratar o papel da imaginação na atividade científica no ensino de ciências, utilizando um episódio histórico específico – alcunhado de “O prato de Feynman” – de modo a considerar esta uma forma profícua de dirimir a concepção empiricista pura da atividade científica, tencionando fomentar um ensino em e sobre ciência.
Referências
AGUILAR, A. C. Diagramas de Feynman: O poder de uma imagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, 2018.
ARTHURY, L. H. M. A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2010.
CHALMERS, A. O que é Ciência afinal? São Paulo, Editora Brasiliense, 1993.
DAMASIO, F.; PEDUZZI, L. O. Q. História e Filosofia da Ciência na educação científica: para quê? Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, 2017.
FEYNMAN, R. P. O Senhor está brincando Sr. Feynman? As estranhas aventuras de um físico excêntrico. Editora Campus, 1993.
FEYNMAN, R. P. Richard P. Feynman: Banquet Speech. Nobelprize.org., Nobel Media AB, 2014. Disponível em: https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1965/feynman-speech.html.
HANSON, N. R. Observação e Interpretação. In: MORGENBESSER, S. (Org.) Filosofia da Ciência. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.
HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações Ensino de Ciências, v. 4, 1999.
HOLTON, G. The Scientific Imagination: Case Studies. Cambridge University Press, 1978.
ISAACSON, W. Einstein: sua vida, seu universo. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.
KIOURANIS, N.; SOUZA, A.; FILHO, O. S. Experimentos mentais e suas potencialidades didáticas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 2010.
KÖHNLEIN, J.; PEDUZZI, L. O. Q. Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, 2005.
LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Org.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, 1995.
MEHRA, J. The beat of different drum: the life and the Science of Richard Feynman. Oxford University Press, 1996.
MOURA, B. A. O que é Natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, Rio de Janeiro, 2014.
OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Revista Ciência & Educação, v. 14, 2008.
PEDUZZI, L. O. Q.; SILVEIRA, F. L. Três episódios da descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, 2006.
PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: www.evolucaodosconceitosdafisica.ufsc.br.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Editora Cultrix, 1972.
RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P. Experimentos exploratórios e experientia literata: (re) pensando a experimentação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, 2018.
SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 13, v. 3, 1996.
TULEJA, S.; GAZOVIC, B.; TOMORI, A. Feynman’s wobbling plate. American Journal of Physics, v. 75, n. 3, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >