Contribuições para o debate sobre verdade como atividade humana na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1355

Resumo

Inspirados pela chamada apontando que “as certezas parecem ter sido postas em xeque” e “pela certeza de que a educação científica precisa considerar questões da contemporaneidade em sua prática cotidiana de pesquisa e ensino” nos propusemos a pensar que termos como realidade, certeza, verdade precisam ser postos dentro de uma perspectiva que considere o processo de desenvolvimento da humanidade em sua inerente complexidade, constante transformação e que tais termos não são frutos de uma mente isolada, mas produzidos dentro de momentos históricos concretos. Diante disso, nosso objetivo é trazer contribuições para o debate em torno da verdade na Educação em Ciências. Para isso, lançaremos mão de dois exemplos que tratam de disputas em torno de dois verbetes da enciclopédia aberta Wikipédia, a fim de ilustrar um modo a partir do qual a verdade pode ser concebida, de maneira bastante problemática. Apesar de não tratarmos especificamente de situações típicas de ensino, sob o nosso ponto de vista tais exemplos são bastante elucidativos e nos permitem extrapolar a análise e trazer reflexões para a Educação em Ciências.

Biografia do Autor

João Otavio Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul (2016) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2020).

Lucas Albuquerque do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2015) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2020).

Felipe Ramos Lima, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2016) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Juliano Camillo, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2007), Mestre (2011) e Doutor (2015) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Garcia, J. O., Nascimento, L. A. do, Lima, F. R. ., & Camillo, J. (2020). Contribuições para o debate sobre verdade como atividade humana na Educação em Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1355–1373. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1355

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Artigos