Contribuições para o debate sobre verdade como atividade humana na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1355Resumo
Inspirados pela chamada apontando que “as certezas parecem ter sido postas em xeque” e “pela certeza de que a educação científica precisa considerar questões da contemporaneidade em sua prática cotidiana de pesquisa e ensino” nos propusemos a pensar que termos como realidade, certeza, verdade precisam ser postos dentro de uma perspectiva que considere o processo de desenvolvimento da humanidade em sua inerente complexidade, constante transformação e que tais termos não são frutos de uma mente isolada, mas produzidos dentro de momentos históricos concretos. Diante disso, nosso objetivo é trazer contribuições para o debate em torno da verdade na Educação em Ciências. Para isso, lançaremos mão de dois exemplos que tratam de disputas em torno de dois verbetes da enciclopédia aberta Wikipédia, a fim de ilustrar um modo a partir do qual a verdade pode ser concebida, de maneira bastante problemática. Apesar de não tratarmos especificamente de situações típicas de ensino, sob o nosso ponto de vista tais exemplos são bastante elucidativos e nos permitem extrapolar a análise e trazer reflexões para a Educação em Ciências.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARTHURY, L. H. M.; GARCIA, J. O. Em prol do realismo científico no ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 1996.
BERNECKER, S. (Ed.). Routledge Companion to Epistemology. London and New York: Routledge, 2011.
BRYANT, S. L.; FORTE, A.; BRUCKMAN, A. Becoming Wikipedian: transformation of participation in a collaborative online encyclopedia. In: INTERNATIONAL ACM SIGGROUP CONFERENCE ON SUPPORTING GROUP WORK, 2005. Proceedings… p. 1-10, 2005.
CAMILLO, J. Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CAMILLO, J.; MATTOS, C. Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano. Linhas Críticas, v. 25, p. 94-123, 2019.
CARDOSO, D.; GURGEL, I. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Críticas, v. 25, p. 74-93, 2019.
CESARINO, L. Pós-verdade: uma explicação cibernética. Ilha: Revista de Antropologia, UFSC.
ENGESTRÖM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÄKI, R.-L. (Org.). Perspectives on Activity Theory. 1. ed. Cambridge University Press, 1999.
ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, v. 14, n. 1, p. 133-156, fev. 2001.
GARCIA, J. O. Discussões sobre ciência na formação de professores: articulações entre Natureza da Ciência e Teoria da Atividade Cultural-Histórica. 2020. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2020.
MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
SIQUEIRA-BATISTA, R.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; SCHRAMM, F. R. A ciência, a verdade e o real: variações sobre o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 240-262, 2005.
SLATTERY, S. P. "Edit this page" the socio-technological infrastructure of a wikipedia article. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN OF COMMUNICATION, 27th, 2009. Proceedings... p. 289-296, 2009.
STETSENKO, A. From relational ontology to transformative activist stance: Expanding Vygosky’s (CHAT) project. Cultural Studies of Science Education, v. 3, p. 471-491, 2008.
TABER, K. S. Knowledge, beliefs and pedagogy: how the nature of science should informe the aims of science education (and not just when teaching evolution). Cultural Studies of Science Education, v. 12, n. 1, p. 81-91, 2017.
TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE Jr., O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L. O.; MARTINS, A. F.; FERREIRA, J. M. H. (Org). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN. p. 9-40, 2012.
WIKIPÉDIA. Ajuda: Regras simplificadas. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Regras_ simplificadas. Acessado em: 21 abr. 2020.
WIKIPÉDIA. Wikipédia: Esplanada/geral/Disputa em: Olavo de Carvalho sobre a alcunha "filósofo" (26abr2019). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Disputa_em_:Olavo_de_Carvalho_sobre_a_alcunha_%22fil%C3%B3sofo%22_(26abr2019)&oldid=55377518. Acesso em: 21 abr 2020.
WIKIPÉDIA. Wikipédia: Verificabilidade. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia: Verificabilidade. Acesso em: 21 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >