A imaginação como recurso heurístico na construção do conhecimento científico e algumas implicações para o ensino de ciências

Autores

  • João Otavio Garcia Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p660

Resumo

Discute-se, neste artigo, que a imaginação configura-se como um recurso heurístico ativo nos processos sociais e históricos de construção do conhecimento científico, podendo ser utilizada, por exemplo, no desenvolvimento de experimentos mentais. Tais experimentos servem como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento científico, principalmente ao serem empregados, considerando-se a imaginação como recurso que guiará as possíveis alterações que uma conjectura poderá sofrer, ao longo de seu desenvolvimento. Explora-se, ainda, a importância de tratar o papel da imaginação na atividade científica no ensino de ciências, utilizando um episódio histórico específico – alcunhado de “O prato de Feynman” – de modo a considerar esta uma forma profícua de dirimir a concepção empiricista pura da atividade científica, tencionando fomentar um ensino em e sobre ciência.

Biografia do Autor

João Otavio Garcia, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa de Epistemologia e História da Ciência e da Matemática. Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Garcia, J. O. (2019). A imaginação como recurso heurístico na construção do conhecimento científico e algumas implicações para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 660–674. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p660

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

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