Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem

Autores

  • Maria do Carmo B. Lagreca PUCRS
  • Márcia Cristina Moraes PUCRS
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS
  • Valéria Pinheiro Raymundo PUCRS
  • Rosana Maria Gessinger PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543

Resumo

Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”.  O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.

Biografia do Autor

Maria do Carmo B. Lagreca, PUCRS

Márcia Cristina Moraes, PUCRS

Valderez Marina do Rosário Lima, PUCRS

Valéria Pinheiro Raymundo, PUCRS

Rosana Maria Gessinger, PUCRS

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Lagreca, M. do C. B., Moraes, M. C., Lima, V. M. do R., Raymundo, V. P., & Gessinger, R. M. (2012). Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 543–561. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)