Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem

Autores/as

  • Maria do Carmo B. Lagreca PUCRS
  • Márcia Cristina Moraes PUCRS
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS
  • Valéria Pinheiro Raymundo PUCRS
  • Rosana Maria Gessinger PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543

Resumen

Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”.  O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo B. Lagreca, PUCRS

Márcia Cristina Moraes, PUCRS

Valderez Marina do Rosário Lima, PUCRS

Valéria Pinheiro Raymundo, PUCRS

Rosana Maria Gessinger, PUCRS

Publicado

2012-08-31

Cómo citar

Lagreca, M. do C. B., Moraes, M. C., Lima, V. M. do R., Raymundo, V. P., & Gessinger, R. M. (2012). Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 543–561. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543

Número

Sección

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física

Artículos más leídos del mismo autor/a